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09 de Janeiro de 2022

Cinco dicas de especialistas em experiência do cliente para turbinar as vendas online em 2022

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Chegou janeiro, época do ano em que o apelo das marcas e empresas de produtos e serviços na web é intenso para atrair atenção do cliente para compras e promoções. Segundo a pesquisa Market Review | Edição 1: Tendências do E-commerce para 2022, divulgada recentemente, 49% dos brasileiros afirmam que querem fazer mais compras pela internet nesse ano.  Ou seja, o consumidor já sinalizou que vai recorrer aos meios digitais com essa finalidade. Nesse sentido, utilizar canais variados de atendimento para melhorar a experiência do cliente é essencial para qualquer empresa que queira crescer em vendas.

Veja o que Julio Souza e Rafael Pedroso, UX/UI Designers da Néctar Consulting e BExpert, ambas empresas partes da Accenture Interactive, e especialistas em implementação e consultoria de soluções de CX líderes de mercado, ensinam sobre levar o cliente até o final da compra online. E mais: entenda como garantir que, efetivamente, os clientes enxerguem as promoções do seu E-commerce.

1 - Personalize o seu layout 

Começando pela tela inicial, o site deve ser customizado para as datas de compra, sempre colocando o usuário como o primeiro ponto a ser levado em consideração. Ao longo do período, o cliente pode passar por vários momentos, entre estar decidido pela compra, ou estar procurando algo que desperte seu interesse. No geral esse processo é rápido, e acontece enquanto se compara preços e modelos em vários sites. Por isso, a comunicação de grandes ofertas e catálogos de produtos devem estar visíveis e claras logo no primeiro acesso ao site da loja. 

2 - Seja óbvio

É fundamental deixar óbvia preços e promoções. Para isso, é importante utilizar banners que comuniquem visualmente seus objetivos, assim como renovar as tags nos produtos da vitrine. Além disso, é importante trazer aproximadamente 1/3 de todos os itens promocionais já para a página inicial, facilitando a pesquisa para o usuário e o fazendo conhecer toda a gama de produtos disponível na sua loja. 

3- Categorize seus produtos 

É extremamente recomendado que se crie uma categoria de produtos para datas sazonais. De preferência, ela deve aparecer em destaque no cabeçalho do site da loja. Além disso, é fundamental criar filtros por preço, porcentagens de desconto e, principalmente, por itens marcados com a tag de “promoção”, “férias”, “produto com desconto”. Assim, facilita para o usuário achar os itens promocionais a partir de qualquer página de catálogo que estiver, semelhante ao filtro “Prime” que podemos ver na loja da Amazon, por exemplo. 

4- Crie gatilhos de venda 

Muitas vezes, várias funções da plataforma são deixadas de lado nas lojas virtuais, mas algumas delas podem transformar positivamente a taxa de conversão. Entre elas, o cross-sell, que permite trazer mais opções de itens na página de produto ou de carrinho, baseando-se em alguma regra. Nesse caso, o vendedor pode mostrar os produtos que estão com desconto em um carrossel de produtos relacionados, sempre oferecendo mais opções para o comprador. Esses carrosséis também podem ser utilizados para apresentar os últimos itens que o usuário visitou, sugerindo uma compra mais barata em um produto que ele já demonstrou interesse. Também é importante atentar para a forma de apresentação dos preços. É muito relevante, por exemplo, deixar a visualização do preço antigo de um produto para o cliente entender o custo-benefício que ele terá ao realizar a compra.  Por fim, outra boa prática é trabalhar o senso de urgência em páginas de produto e carrinho. Mensagens que digam por quantas pessoas o produto está sendo visualizado, quanto tempo falta para a promoção acabar ou até mesmo quantas unidades restam no estoque, podem ativar o gatilho de compra do cliente.

5- Tenha cuidado com falhas técnicas 

Nenhuma campanha vai adiantar, se a equipe técnica da empresa não estiver preparada. Além da facilidade e clareza no processo de compra, que deve estar impecável, é fundamental que os administradores de e-commerce fiquem atentos ao número de acessos ao site em relação à capacidade do servidor. Se o site cair por alta demanda de acessos, com certeza o concorrente estará funcionando, e aí o esforço da campanha terá sido em vão.

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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