Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

09 de Junho de 2022

Chanana: flor símbolo de Natal vira prato da culinária

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Duas alunas do curso de Nutrição do UNI-RN, Jhenyffe Oliveira e Karollyne Mayara, resolveram "investigar" o valor nutricional da chanana – tida como a flor símbolo da cidade de Natal – e colocá-la no prato da culinária natalense. A ideia virou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das alunas, intitulado “Desenvolvimento e Caracterização da Geleia de Chanana”. No trabalho, orientado pela professora Kelly Nascimento Aires, as alunas tiveram o cuidado, inclusive, de avaliar não só as propriedades nutricionais da planta, mas, também, as microbiológicas.

Na quarta-feira, 08, elas levaram ao reitor do Centro Universitário UNI-RN, professor Daladier Pessoa Cunha Lima, uma amostra da geleia da flor. Degustada com torradas, a geleia recebeu elogios de sabor e textura tanto da parte do reitor como de alguns funcionários, que também puderam experimentar a receita culinária elaborada pelas estudantes.

“Uma das leituras que fizemos para o nosso TCC e que nos serviu de referência e inspiração foi a de um artigo escrito pelo reitor sobre a chanana”, revelaram as jovens.


O artigo a que elas se referiram foi escrito em 2005 pelo professor Daladier, sob o título “Viva a Xanana!”, e publicado no jornal Tribuna do Norte. A palavra escrita com um “x” é a forma como os poetas potiguares escrevem (numa licença poética), mas a grafia correta, conforme vemos nos dicionários, é com “ch”. 

Na visita ao reitor, as duas estudantes foram acompanhadas pela técnica do Laboratório de Nutrição do UNI-RN, Silvia Maria da Silva.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias