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25 de Outubro de 2022

Cerca de 47% dos pequenos negócios do RN usam Pix como principal meio de pagamento

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Prestes a completar dois anos em vigor no país, o sistema Pix já é o meio mais utilizado pelos empreendedores potiguares para receber os valores das vendas. Cerca de 47% das pequenas empresas do Rio Grande do Norte usam o Pix como principal forma de pagamento nos negócios. Isso é o que revela um estudo inédito feito pelo Sebrae, denominado Pulso dos Pequenos Negócios.

A pesquisa sondou mais de 6 mil empreendimentos de pequeno porte em todo o país, entre Microempreendedores Individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), sendo 231 no Rio Grande do Norte, entre os meses de agosto e setembro. Além disso, avaliou dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

De acordo com esse levantamento, o uso do Pix já chegou a superar os pagamentos com cartões de crédito ou de débito no estado. Juntas, essas modalidades são utilizados por 42% dos empresários. Na avaliação da gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae-RN, Alinne Priscila Dantas, a popularidade do Pix entre os empreendedores está muito vinculado à facilidade na operação de transferência dos valores e também aos baixos custos e encargos cobrados por isso.


“O Pix se tornou um dos principais meios de pagamento para micro e pequenas empresas pela facilidade na transação, e disponibilidade do recurso imediato na conta do empresário, além da redução de custo, quando comparado aos modelos convencionais de recebimento de cartões de crédito e débito”, destaca a gerente.

Alinne Dantas acredita que a frequência de utilização deste meio de pagamento pode ser ampliada se o empresário comunicar melhor aos clientes sobre o recebimento dessa modalidade de pagamento, o que pode ser feito por meio de QR Code, links de pagamento e sinalização no ponto de venda. O estudo indica também que o digital foi de alguma forma incorporado às estratégias da maioria dos pequenos negócios. Além do uso do Pix nas operações comerciais, 71% dos empreendedores potiguares recorrem às redes sociais, aplicativos de mensagens ou à internet para garantir e incrementar as vendas mensais.

Perspectivas

Em relação a aproveitar o período da Copa do Mundo de futebol para aumentar vendas, a pesquisa revelou 62% dos negócios pesquisados não estão se preparando para usar o momento do mundial para ampliar vendas dos produtos ou serviços de forma associada ao esporte. 43% dos proprietários de pequenas empresas do RN acreditam que a Copa não deve afetar as atividades comerciais e somente 21% entendem que o torneio deve provocar alta no faturamento.

O Sebrae também quis entender como está a situação dos negócios e 36% dos donos de MPEs potiguares afirmaram que o faturamento da empresa cresceu em comparação ao mesmo período do ano passado. Já em 29% as receitas tiveram queda em relação a 2021, enquanto para 26% não houve alteração, houve aumento nem diminuição. Para 44% dos empreendedores potiguares, o que mais dificultou a operação da empresa foi o aumento dos custos, como insumos, mercadorias, combustíveis, energia e aluguel. Outros 21% atribuem o aperto à falta de clientes. 9% estão em dívidas com empréstimos e para 5% a inadimplência é com o pagamento de tributos.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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