Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

09 de Fevereiro de 2022

Casa Durval Paiva promove capacitação do projeto Diagnóstico Precoce

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A Casa Durval Paiva, por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), promove o projeto Diagnóstico Precoce, na I Unidade Regional de Saúde Pública do RN – São José de Mipibu. A iniciativa consiste em capacitar profissionais de saúde da atenção básica, no interior do Rio Grande do Norte, acerca do câncer infantojuvenil.

O curso é presencial, gratuito e acontecerá mensalmente, até abril, totalizando 16 horas/aula, através de aulas teóricas, com uso de material didático visual, vídeos e discussão de casos clínicos, com profissionais das Equipes de estratégia de Saúde da Família de 12 municípios, que compõem a I Unidade Regional de Saúde Pública do RN – São José de Mipibu: São José de Mipibu, Arês, Goianinha, Jundiá, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Montanhas, Monte Alegre, Nísia Floresta, Pedro Velho, Serrinha e Vera cruz. O encerramento do curso acontecerá em julho, com a realização do Fórum do Diagnóstico Precoce.

O câncer infantojuvenil tem até 80% de chance de cura, se for diagnosticado precocemente. Estudos do INCA/2020 mostram que o câncer é a doença que mais mata crianças e adolescentes, no Brasil, e a segunda causa de óbito, neste grupo etário. Afunilando os dados, no RN, o número é de 130 casos novos, por ano (2020 – 2022). Destes, 70 casos previstos para meninos e 60 para meninas.


Daí a importância de capacitar os profissionais de saúde, quanto aos principais sinais de alerta, visando o diagnóstico precoce e tratamento, por se tratar de uma doença tempo-dependente, ou seja, quanto mais precoce ele for identificado e tratado, maior a chance de recuperação completa.

Os profissionais da atenção básica e/ou da Estratégia Saúde da Família (ESF) estão na linha de frente, em consultas de rotina ou quando a criança apresenta algum problema de saúde, por este motivo, devem ter esse alerta ainda mais aguçado, a fim de minimizar os diagnósticos tardios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias