Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

23 de Dezembro de 2019

Casa Durval Paiva chega a centésima casa entregue pelo Projeto Vida

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, sediada em Natal, realiza neste mês, a entrega de mais quatro casas construídas através do Projeto Vida, que proporciona melhores condições físico-sanitárias aos domicílios dos pacientes, por meio de construções e reformas, além de visitas sociais com entrega de utensílios diversos. O projeto já contabiliza 100 casas construídas e 136 reformadas em 21 anos de existência. Serão beneficiados dois pacientes da cidade de Currais Novos, um em Touros e outro em Macau, contando com o apoio da RedeMAIS, Grupo Voltália e o Rotary Club Natal Alecrim.  

O Projeto Vida foi criado em 1998 com o anseio de conhecer in loco a situação geral das famílias assistidas pela Casa, identificando através de visitas domiciliares as carências e necessidades existentes, na tentativa de saná-las ou diminuí-las. De abrangência em todo o Rio Grande do Norte, a iniciativa visa proporcionar o resgate da cidadania e a qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares. Após o mapeamento da situação de cada família, se necessário, são realizadas reformas ou construções de residências. Dentre as ações, também são resgatados pacientes que abandonaram o tratamento.

Os frutos do Projeto Vida podem ser constatados no êxito do tratamento dos pacientes, pois uma moradia com condições de higiene e saneamento básico adequados tornam-se fatores essenciais para aumentar as possibilidades de cura. Ao saírem do ambiente hospitalar, onde recebem todos os cuidados necessários e adequados para o seu tratamento, os pacientes ficam um período de tempo em seus domicílios em fase de recuperação. Neste momento, as defesas caem e as crianças podem adquirir qualquer infecção que pode comprometer as chances de cura.

Nos pacientes submetidos ao transplante de medula óssea, em que o tratamento é muito mais agressivo, a necessidade de um quarto e banheiro só para o paciente é ainda maior. Os benefícios também são notórios no fortalecimento dos laços familiares e comunitários, já que contempla ações que contribuem efetivamente para gerar condições para que as crianças e adolescentes sejam capazes de viverem juntos, de compartilharem, ouvirem e zelarem uns pelos outros nos âmbitos familiar, comunitário e social.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias