Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

28 de Outubro de 2019

Casa da Cidinha: exposição segue até o dia 03 de novembro

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Já está aberta ao público a exposição Casa da Cidinha – Cidadania Para Crianças, que tem o objetivo de incentivar crianças a conhecerem um pouco mais sobre a Constituição Brasileira, sobre os direitos e deveres do cidadão e estimular valores como a solidariedade, a compaixão, a empatia e a generosidade. A exposição segue aberta até o próximo dia 03 de novembro, no Solar Bela Vista, na Cidade Alta, em Natal. A entrada é gratuita. Escolas da rede pública e privada também podem agendar visitas.

Durante a abertura, que aconteceu na última sexta-feira, a curadora da exposição, Tatiane Fernandes, contou que a ideia da ação é usar a arte como suporte para falar sobre cidadania. “Na primeira parte da visitação a ideia é sensibilizar o visitante para ele acionar os valores da generosidade, empatia, compaixão e solidariedade. A gente quer plantar uma sementinha disso neles. Depois, vamos para o Salão da Vida em Sociedade para falar de nação, etnias, leis, direitos e deveres. Ao final, eles vão se deparar com uma balança onde vão ter que equilibrar os direitos e deveres”, explicou.

A exposição recebeu a presença das crianças assistidos pelo projeto social Interliga, da cidade de Riachuelo. A visita, feita em forma de circuito, foi guiada por monitores com formação em Direito. Brena Munice é uma delas. Advogada, ela atua na área de direitos humanos e sempre teve o desejo de traduzir um pouco das nossas leis para crianças. Ela viu na exposição uma oportunidade única de fazer isso. “Essa tradução é um desafio, sim, mas essa exposição tornou tudo mais fácil porque ela é ativadora de sentidos.  É um quadro com poucas palavras, é a junção de símbolos estruturantes que torna essa tradução mais fácil para as crianças”, concluiu.

O circuito da exposição é ilustrado com painéis, quadros e esculturas. Para isso, o projeto contou com o apoio dos artistas visuais Jack Monteiro e Anderson Leão. Jack é ilustradora de livros infantis e se sentiu desafiada com a proposta. “É bem difícil traduzir uma única palavra em uma imagem que sintetize a mensagem que a exposição quer passar. As ilustrações foram feitas de forma simples para que a criança pudesse interagir com a obra e se identificar. Eu acredito que elas vão chegar aqui e vão ter uma visão muito intuitiva”, afirmou. 

Como funciona a Casa da Cidinha

A exposição segue entre os dias 28/10 a 03/11 e começa às 08h30 e vai até às 16h. No fim de semana, a Casa da Cidinha estará aberta ao público das 10h às 17h. As escolas da rede pública a privada podem agendar visitas durante a semana pelo e-mail casadacidinha.cidadania@gmail.com ou pelo telefone (84) 9-9657-4466. A ação é promovida pelo Programa Brasileiro de Educação Cidadã, o Probec, com criação e produção da Mapa Realizações Culturais e patrocínio da Potigás.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias