Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

17 de Junho de 2020

Cartilha orienta meio de hospedagem a retomar atividades com segurança

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Os meios de hospedagem estão entre os empreendimentos com alto de risco de contaminação do novo coronavírus (Covid-19) devido à grande rotatividade e circulação de turistas nacionais e internacionais. E por isso também foi um dos mais atingidos pelas medidas de contenção à pandemia. Estimativas do Sebrae indicam que as empresas desse ramo tiveram perdas no faturamento semanal que variam entre 88% e 75% em comparação com o período pré-Covid. Para orientar o setor a retomar as atividades com foco na bioprevenção, o Sebrae no Rio Grande do Norte lançou uma cartilha para estimular os empreendimentos a prevenir e mitigar os riscos.

A publicação traz uma série de informações, protocolos de condutas e regras internas para fornecedores, distribuidores, visitantes, clientes e colaboradores, que podem servir como medidas preventivas e ajudar os empreendedores desse segmento a voltar a funcionar de forma segura. Denominada ‘Reiniciando as Atividades com Segurança’, a cartilha é voltada especialmente para os meios de hospedagem e faz parte da Trilha Saúde Coletiva, que traz uma série de medidas preventivas à Covid-19.

São informações sobre condutas de higiene e etiqueta respiratória, que ajudam a evitar ou pelo menos diminuir o risco de contaminação a todos os envolvidos na empresa. Além disso, traz dicas e recomendações comuns a todos e também destinadas a colaboradores e terceirizados, assim como nas atividades gerais e nos serviços prestados aos hóspedes. O material está disponível para download no portal do Sebrae (rn.sebrae.com.br/bioprevencao)

“Esse material visa justamente orientar os empresários do setor de meio de hospedagem a prepararem seus empreendimentos para a retomada da atividade turística. A ideia é orientá-los com relação aos procedimentos, boas práticas higiênico-sanitárias contra a Covid-19. Aplicando as orientações, ele terá um diferencial competitivo no mercado”, avisa o analista do Sebrae-RN, Yves Guerra, que é gestor do projeto Investe Turismo.

Segundo Yves, a cartilha orienta os empreendedores a implementarem os procedimentos de bioprevenção  em várias áreas do empreendimento turístico,  da reserva e recepção até as acomodações. “Esses empreendimentos tem várias estruturas, como setor de alimentação e área de lazer, que precisam seguir protocolos necessários à segurança de todos. Queremos que cada um adeque as regras de acordo com as particularidades da empresa, elaborando os seus próprios protocolos e identificando os pontos de riscos de contaminação”, recomenda Guerra.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias