Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

25 de Fevereiro de 2023

Carnaval acabou: hora de se preparar para as tendências de mercado em 2023, diz especialista em empreendedorismo

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Com o término das festividades de carnaval, o Brasil começa oficialmente o ano. Após um período de folia e descanso, é hora de retomar as atividades e se preparar para o que vem pela frente. E para os empreendedores, é importante ficar de olho nas tendências de mercado que irão se destacar em 2023, como aponta a consultora de negócios Alice Salvo Sosnowski, especialista em empreendedorismo. Segundo dados do Sebrae, em 2023 as tendências de empreendedorismo que irão se destacar estão relacionadas a contextos tecnológicos, consciência ambiental, mudança demográfica, delivery e outras. Quem comenta sobre esse novo cenário é a consultora de negócios Alice Salvo Sosnowski, especialista em empreendedorismo e consultora de negócios.

Para a especialista, a área que mais vem se destacando é a tecnológica. "E não vale só copiar o que já existe. É preciso inovar, pensar do ponto de vista do cliente e apresentar benefícios do seu negócio como personalização, desempenho, atendimento, economia, acessibilidade, etc", afirma Salvo. Segundo ela, é preciso também aumentar a visibilidade no mundo digital e usar da melhor maneira possível as mídias sociais como Facebook, Instagram, Twitter, Tik Tok e outras. "Se prepare para entregar informações e gerar conexão com os seus clientes. Crie notícias, vídeos, ebooks, posts, artigos, imagens, infográficos e outros recursos para criar um relacionamento com seu público. Mais do que vender, divulgar o propósito da sua empresa é o pulo do gato dos negócios", explica.

Outra tendência que vem ganhando força é a sustentabilidade. "Podemos ter milhões de dados, estar dentro do Metaverso, mas no final do dia, continuamos a ser de carne e osso. O mantra do mercado agora atende por três letras: ESG (Ambiental, Social e Governança). Os consumidores não têm mais olhos para marcas poluidoras e as empresas precisam assumir seu papel na promoção da vida e de um ambiente melhor para as pessoas, colaboradores, fornecedores, investidores e consumidores. A ganância não serve mais a ninguém. As empresas adotarão essa mentalidade por conta da própria sobrevivência do planeta", afirma Salvo.

A mudança demográfica também é um fator a ser considerado. A população idosa brasileira envelhece a uma taxa superior à média mundial. "O mercado brasileiro é relevante e a população idosa apresenta uma grande especificidade nos produtos e serviços demandados e, por ser uma população com renda maior do que a população mais jovem, isso terá impacto na estrutura de produtos e serviços que serão necessários", diz a especialista.

Com a pandemia, as compras on-line ganharam destaque e o delivery se tornou um grande aliado. "O mercado mudou muito e novas oportunidades se abrem a partir desse contexto. Pense nas vezes que precisou comprar algo nos últimos tempos e foi difícil ou você não achou. O que você acha que as pessoas buscam e não encontram? Faça uma pesquisa sobre problemas e soluções e elenque todas as ideias dentro da sua área de interesse. E, claro, não esqueça de investir na logística da entrega", aconselha Salvo.

Outra tendência apontada pela especialista é o vídeo como nova forma de comunicação. "O mercado audiovisual brasileiro vem ganhando força ano após ano e faz parte das tendências de negócios para 2023. Segundo o Relatório de Tendências do Sebrae, o vídeo se tornará o novo padrão de comunicação e se tornará cada vez mais o recurso padrão no futuro. E para isso, as empresas e instituições precisarão de produtos e serviços direcionados para esse nicho", afirma Alice.

Além disso, a consultora destaca a importância de se atentar às experiências que as empresas oferecem aos seus clientes. "Quanto mais tecnológico o mundo, mais o ser humano tem o desejo e a necessidade de experienciar o simples e o palpável. No auge do acesso à conectividade, vivenciar experiências nunca foi tão especial e terapêutico. Viver momentos do mundo tátil, como estar em contato com família, amigos e natureza, é uma maneira de desconectar-se temporariamente dos agitos da vida contemporânea e finalmente relaxar. Quem se dedicar a esse tipo de produto e serviço pode colher bons frutos nos próximos anos", completa.

Para Alice, essas tendências são reflexos do atual momento em que o mundo vive, marcado por grandes transformações em diversos aspectos. "O mundo está em constante mudança e é preciso estar atento a essas mudanças para se adaptar e se destacar no mercado. As empresas que investirem nessas áreas certamente terão um diferencial competitivo e estarão preparadas para as demandas do futuro", conclui.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias