Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

16 de Julho de 2024

Capacitações impulsionam produção sustentável de algodão no Seridó

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Os produtores de algodão da região do Seridó estão recebendo um importante reforço por meio de capacitações promovidas pelo Sebrae no Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) e pela Embrapa. A iniciativa, parte do Projeto AgroSertão, visa fortalecer a produção sustentável de algodão na região. A capacitação, que resgata técnicas tradicionais e apresenta boas práticas na atividade, foi realizada na quinta-feira (11) em São José do Seridó. Na sexta-feira (12), foi a vez dos produtores no Sítio Pau D’Arco, em Acari, receberem as orientações especializadas.

Os encontros são divididos em duas turmas, e as capacitações são realizadas através das Unidades de Aprendizagem e Pesquisa Participativa (UAP). Essas unidades adotam uma abordagem prática centrada no conceito de “aprender fazendo”. Os módulos são conduzidos em torno de um roçado de algodão em consórcio agroecológico, permitindo que os produtores adquiram conhecimentos diretamente aplicáveis às suas atividades.

Cada UAP é montada em uma unidade familiar local, onde uma família experiente no cultivo de algodão assume o papel de multiplicadora do conhecimento. Neste ambiente, são realizados momentos de formação, monitoramento e avaliação participativa, sempre baseados em um roteiro de temas pré-estabelecidos.

“Esta abordagem permite que a formação dialogue com a realidade do ecossistema local e os desafios enfrentados pelos agricultores ao longo dos ciclos de cultivo”, explica a gestora do Projeto AgroSertão – Produção de Algodão, Sergina Dantas.

De acordo com o chefe adjunto de transferência de tecnologia da Embrapa Algodão, Daniel Ferreira, as oficinas de capacitação em algodão e seus consórcios agroecológicos são de grande importância para pequenos agricultores, uma vez que ajudam os agricultores a otimizar a produtividade enquanto preservam o ecossistema natural de suas propriedades.

“Esses momentos são fundamentais para os pequenos agricultores, pois promovem a troca de experiências e a introdução de conhecimentos atualizados sobre práticas sustentáveis e técnicas agroecológicas, otimizando a produtividade e conservando o ecossistema natural”, afirma.

Daniel também destacou que as oficinas abordam diversos temas, como a prática de consórcio de culturas, manejo sustentável, rotação e técnicas agroecológicas. “Isso não só diversifica as culturas, aumentando a resiliência contra pragas, doenças e mudanças climáticas, mas também reduz os custos de produção e potencializa a produção por unidade de área”.

O próximo módulo das capacitações será focado nas etapas de beneficiamento do algodão recém-colhido, detalhando os processos necessários para transformar a matéria-prima em um produto de alta qualidade. Além disso, será abordado o controle rigoroso do processo de rastreabilidade, garantindo que cada lote de algodão possa ser rastreado desde a colheita até o produto final. De acordo com Sergina Dantas, este é um passo essencial para assegurar a qualidade do algodão produzido na região.

“O controle rigoroso do processo de rastreabilidade é fundamental para assegurar a qualidade do algodão produzido na região, atendendo aos padrões do mercado e oferecendo confiança e transparência aos compradores e consumidores,” afirma Sergina Dantas.

Essa metodologia de formação tem se mostrado eficiente, empoderando as famílias agricultoras e se estabelecendo como um importante instrumento para a geração e disseminação do conhecimento entre produtores, técnicos e parceiros, promovendo a sustentabilidade e a inovação na produção de algodão no Seridó.

Sobre o Projeto AgroSertão

O Projeto AgroSertão é uma iniciativa colaborativa que reúne o Sebrae-RN, Fundação Banco do Brasil, Embrapa, Instituto Riachuelo, e as Prefeituras Municipais de Acari, Bodó, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Cruzeta, Currais Novos, Florânia, Ipueira, Lagoa Nova, Santana do Seridó, São José do Seridó, São João do Sabugi, São Vicente e Tenente Laurentino Cruz.

O AgroSertão oferece aos participantes atendimento técnico especializado, capacitações, consultorias e suporte para o escoamento da produção, gerando negócios e incrementando a renda no semiárido.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias