17 de Junho de 2023
Cannes Lions: o que esperar do Festival em 2023?
[0] Comentários | Deixe seu comentário.A partir da próxima segunda-feira, 19, parte da comunidade criativa global estará reunida na cidade de Cannes, na Riviera Francesa, para mais uma edição do Cannes Lions, o mais importante e reconhecido festival de publicidade do mundo.
A edição de 2023, que vai até o dia 24 de junho, marca os 70 anos do Cannes Lions.
Ao longo dessas sete décadas, o festival evoluiu tanto em termos de dimensões quanto de temas e profissionais que o orbitam.
Da premiação que nasceu para celebrar os comerciais que abriam os filmes exibidos no Festival de Cinema ao ponto de discussão de como é possível manter uma indústria publicitária mais sustentável e inclusiva, o Cannes Lions construiu uma história que espelha a própria evolução da comunicação.
Cannes Lions: a história do Festival
A história do Cannes Lions está diretamente ligada a do tradicional Festival de Cinema de Cannes, criado em 1946.
Em 1954, foi realizada a primeira edição do International Advertising Film Festival, elaborado para premiar os comerciais que eram exibidos nas aberturas das sessões dos filmes.
Essa primeira edição do festival de premiação de publicidade aconteceu em Veneza, na Itália. Inclusive, seu nome, logo e o próprio troféu que o representa – um Leão – foram inspirados nos adornos da Praça São Marco, ponto principal da cidade italiana.
No ano seguinte, o International Advertising Film Festival foi realizado em Monte Carlo, em Mônaco. A partir daí, as cidades de Cannes e Veneza se revezarem para sediar o Festival, até que, em 1984, a premiação se estabeleceu definitivamente na cidade da Riviera Francesa.
Com o passar do tempo, além de destacar os trabalhos mais criativos do mundo, o Cannes Lions também passou a ser o palco de discussões sobre os temas mais importantes da indústria da comunicação.
Afora a avaliação dos cases premiados, o Festival construiu uma programação robusta, com palestras, debates e painéis que contam com participação de profissionais de marcas, agências, veículos e plataformas de comunicação de todo o mundo, além de personalidades da mídia e das artes.
Quantas categorias de prêmios tem o Cannes Lions?
Se em 1954 o Cannes Lions tinha a premissa de destacar os filmes publicitários mais criativos do mundo, com o passar dos anos, o Festival foi se expandindo para abarcar outros formatos de publicidade.
A edição de 2023 do Cannes Lions terá, no total, 30 diferentes categorias para avaliar trabalhos de publicidade.
Para definir essas categorias de acordo com temas e conceitos específicos, a organização do Festival dividiu a premiação em oito diferentes áreas, com as categorias relacionadas àquele assunto. São elas:
Classic
Film
Outdoor
Print & Publishing
Radio & Audio
Craft
Digital Craft
Design
Film Craft
Industry Craft
Experience
Brand Experience & Activaction
Creative Business Transformation
Innovation
Creative Commerce
Mobile
Entertainment
Entertainment
Entertainment for Sports
Entertainment for Music
Entertainment for Gaming
Strategy
Creative Effectiveness
Creative Strategy
Health
Health & Wellness
Pharma
Good
Glass
Sustainable & Development
Categoria Titanium
Além das 29 categorias acima, o Cannes Lions conta com uma categoria especial, que não se enquadra em nenhuma dessas áreas, chamada Titanium Lions.
Criada em 2005, a categoria Titanium celebra as ideias mais inovadoras do Festival, independente do meio ou canal em que ela é veiculada.
Em Titanium, não há divisão dos troféus em Ouro, Prata e Bronze, como nas demais áreas. Por isso, a indústria considera o Titanium como a categoria mais difícil do Cannes Lions.
Quanto custa inscrever um trabalho no Cannes Lions 2023?
Para que uma peça publicitária tenha chance de concorrer a um dos cobiçados Leões do festival, a agência e o anunciante precisam inscrever os trabalhos nas categorias em que desejam competir.
A cada ano, os valores de inscrição partem de determinado patamar e tendem a se elevar conforme o prazo para a aplicação dos trabalhos se encerra.
Assim que abriu as inscrições para a premiação deste ano, ainda em novembro de 2022, a organização do Cannes Lions apresentou ao mercado valores que iam de € 630 até a € 2.600.
Os preços variam de acordo com o grau de exigência da categoria e área de inscrição.
Quem serão os jurados do Cannes Lions 2023?
A cada ano, os responsáveis por avaliar os trabalhos e peças inscritas no festival são profissionais da própria indústria da comunicação, que trabalham em agências, anunciantes, veículos, plataformas de tecnologia e empresas de inovação de todo o mundo.
A fim de ampliar a diversidade e representatividade de diversos mercados no evento, a organização vem procurando ampliar a participação de profissionais de diversas partes do mundo no júri.
Em 2023, serão 31 brasileiros, ao todo, que terão a missão de avaliar os trabalhos inscritos em Cannes.
Desse grupo, 26 profissionais representarão o Brasil nessas avaliações de cases. Os outros cinco jurados, por trabalharem em outros países, representarão seus mercados de atuação no júri.
O Brasil terá, em 2023, uma presidente de júri, que é a pessoa responsável por liderar os trabalhos de avaliação e ser porta-voz das decisões dos jurados. A escolhida foi Samantha Almeida, diretora de diversidade e inovação da Globo, que presidirá o júri de Social & Influencer. Veja:
Presidente de júri – Social & Influencier Lions
Samantha Almeida – Diretora de diversidade e inovação em conteúdo da Globo
Film Lions
Kelly Castilho – Diretora da Confeitaria Filmes
Outdoor Lions
Dilma Campos – CEO da Nossa Praia (B&Partners)
Print & Publishing Lions
Luciana Cardoso – Diretora executiva de criação da CP+B
Radio & Audio Lions
Lucas Sfair – Fundador e diretor da Canja
Design Lions
Gian Franco Rocchioccioli – Chief strategy officer da Pande
Digital Craft Lions
Sergio Mugnani – Chief creative officer da Ogilvy
Industry Craft Lions
Mariana Albuquerque – Creative group director da Media.Monks
Creative B2B Lions
Felipe Cury – Chief creative officer da Le Pub
Creative Data Lions
Felipe Silva – Sócio e diretor de criação da Gana
Creative Business Transformation
Diego Machado – Chief Creative Officer da AKQA
Direct Lions
Anna Karina Brockes Merel – Diretora de criação da Accenture Song
Media Lions
Heloisa Goldman – Vice-presidente executive de mídia da Leo Burnett
PR Lions
Daniela Graicar – CEO da Pros
Entertainment Lions
Joana Mendes – Presidente do Clube de Criação
Entertainment Lions for Music
Konrad Dantas – Fundador da KondZilla
Entertainment Lions for Sports
Sleyman Khodor – Chief creative officer da VMLY&R
Entertainment Lions for Gaming
Nicholas Bergantin – Diretor executivo de criação da Africa
Brand Experience & Activation Lions
Heloísa Santana – Presidente executiva da Ampro
Creative Commerce Lions
Fernanda Guimarães – Head of creative shop da Meta
Innovation Lions
Rodrigo Almeida – Diretor executivo de criação da AlmapBBDO
Mobile Lions
Anna Martha Silveira – Diretora executiva de criação chief culture officer da FCB Brasil
Sustainable Development Goals Lions
Fabiana Schaeffer – CEO da Netza
Health & Wellness Lions
Nina Lucato – Diretora executiva de criação da DM9
Creative Effectiveness Lions
Daniel Wakswaser – CMO da Ambev
Creative Strategy Lions
Gabriela Rodrigues – Head de cultura e impacto da Soko
Os brasileiros que julgarão os trabalhos para outros mercados são:
Entertainment Lions for Gaming
Fernando Machado – CMO global da NotCo
Print & Publishing Lions
Saulo Rocha – Chief creative officer da David Espanha
Outdoor Lions
João Medeiros – diretor executivo de criação da Havas Middle East
Radio & Audio
Patricia Medeiros – diretora de criação da Ogilvy Espanha
Industry Craft
Rodrigo Leal Rodrigues – diretor executivo de criação da Horizon FCB Dubai
Fonte: Meio e Mensagem