Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

23 de Agosto de 2023

Caminhos de ESG para a sustentabilidade será foco de palestra durante o Sistema FIERN Experience

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Os caminhos para que as empresas tenham programas eficientes que incluam projetos de meio ambiente, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês) estarão em foco na palestra de Cristiani Raquel Vieira, gerente executiva de Safety e Sustentabilidade da Nestlé Brasil, durante o Sistema FIERN Experience – um evento interativo, gratuito e aberto ao público, sobre as inovações na indústria e as transformações na economia e na sociedade em direção ao futuro sustentável.

Com o tema “Caminhos da agenda ESG na produção de alimentos”, Cristiani Raquel Vieira será a segunda palestrante da quinta-feira (24), do evento que acontece no HIT – Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI RN (Av. Cap Mor Gouveia, 2770, Lagoa Nova, onde também funciona o CTGAS-ER), até a sexta-feira dia 25.

“Pretendemos abordar quais podem ser os caminhos para desenvolver o ESG na indústria de alimentos, sendo inspiracional para demais indústrias, trazendo alguns exemplos práticos dos conceitos de sustentabilidade, circularidade e regeneração; como o case da fábrica Triplo impacto ambiental neutro, 100% de eletricidade renovável como impulsionador para jornada Net Zero, inovação em embalagens e desenvolvimento de parcerias para estruturação de sistemas de reciclagem perenes e compartilhados”, diz Cristiani Vieira.

Ela afirma que, no Brasil, há o compromisso de obter 30% das principais matérias-primas (leite, café e cacau) por meio de produtores que aplicam práticas de agricultura regenerativa em suas propriedades até 2025. “Globalmente, temos o compromisso de reduzir 50% das emissões de CO2 na atmosfera até 2030; e atingir emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050”.

Segundo Cristiani Vieira, em 2022, as emissões de gases de efeito estufa permaneceram dissociadas do crescimento dos negócios, uma vez que novamente alcançamos maiores receitas e menores emissões absolutas. “Para a Nestlé, quando falamos sobre agricultura regenerativa, priorizamos os pilares: Solo, Água, Biodiversidade e Bem-Estar Animal”. Ela acrescenta que a Nestlé fortalece seus programas com os agricultores para recuperar a terra e limitar as emissões de gases de efeito estufa, por meio da gestão aprimorada de sua cadeia de suprimentos, além de intensificar seus esforços para proteger as florestas, replantando árvores e melhorando a biodiversidade.

“Nas fábricas, atualmente, 100% da energia elétrica utilizada pela empresa no país já é de fontes renováveis. E na frota, vem sendo ampliado o número de veículos elétricos e veículos bicombustíveis, movidos a GNV/biometano. Nos últimos anos temos investido em iniciativas como transporte de cargas por métodos menos poluentes, otimização de rotas e de volume de entregas por meio do uso de algoritmos, por exemplo”, aponta.

A gerente de Sustentabilidade informa que na Nestlé há uma busca para fomentar as iniciativas ESG nas operações, que vão do campo ao pós-consumo por meio de programas de qualidade e sustentabilidade. “Hoje, 70% das emissões de carbono na Nestlé tem origem na agricultura, por isso, apostamos e acreditamos no uso da agricultura regenerativa para uma produção mais sustentável, com ações que recuperam o solo, os recursos hídricos e a biodiversidade, além de contribuir para reduzir a pegada de carbono. Isso também propicia a regeneração dos impactos ambientais com benefícios sociais e crescimento econômico, uma vez que aumenta a produtividade e rentabilidade das fazendas, além de reduzir custos”, diz.

“Quando olhamos para as nossas embalagens e para o pós-consumo, a Nestlé possui o Projeto RE, que tem como premissa RE.duzir, RE.criar e RE.pensar nos aspectos-chave das operações. A ideia é educar o público, além de ajudar no desenvolvimento da cadeia de reciclagem e da economia circular”, observa. “E seguindo o compromisso de ter 100% das nossas embalagens desenhadas para serem recicladas e/ou reutilizadas, retiramos o plástico que envolvia a caixa de bombons especialidades, deixando de usar mais de 450 toneladas de plástico por ano. Desde 2019, trocamos todos os nossos canudos da bebida pronta de Nescau por canudos de papel, e hoje, todas as nossas bebidas prontas já utilizam canudos de papel, o que equivale a 300 milhões de canudos plásticos a menos por ano”, informa.

Ela destaca também que foram retiradas, em 2021, todas as tampas plásticas das bebidas prontas da empresa, o que equivale a cerca de 35 milhões de tampas por ano, reduzindo o uso de 150 toneladas de plástico. “Em 2023, teve início a produção das garrafinhas das marcas Nescau, Neston, Molico, Nescafé e Alpino a partir de 50% de plástico reciclado. Para facilitar a reciclagem, trocamos a cor das tampas de Nescau em pó para transparentes”, ressalta.

A gerente executiva de Safety e Sustentabilidade da Nestlé Brasil garante também que a companhia é a maior recicladora de cápsulas do Brasil. “Contamos com mais de 300 pontos de coleta de cápsulas de NESCAFÉ® Dolce Gusto e Nespresso ao redor do país, além de parcerias com diferentes cooperativas de catadores de materiais recicláveis e coleta de cápsulas em condomínios comerciais e residenciais”, diz.

Programação

Além de Cristiane Vieira, o presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO) e representante da CNI no Conselho do Fundo Amazônia (COFA), Marcelo Thomé; Raquel Henriques, da Jaguar Land Rover; o gerente de ESG na AES Brasil, Andrea Santoro; a coordenadora de sustentabilidade da Animale Brasil, Eloá Corsatto; e o gerente comercial do NeoEnergia, Leonardo Souza de Moraes também estão entre os palestrantes do evento.

A programação ainda prevê visitas guiadas e demonstrações, que passarão pelas áreas tecnológicas do SENAI e nas quais os visitantes poderão observar e interagir com os instrutores, técnicos e pesquisadores percebendo o que há de mais inovador na qualificação das pessoas e na prestação de serviços.

Outra atração será um espaço destinado à SESI Escola, criada para inspirar o aluno a se tornar protagonista da sua história. O espaço mostrará como a educação do SESI-RN consolida, em seus programas e projetos, além do aperfeiçoamento das diversas formas de aprendizagem, ações e posturas no desenvolvimento do protagonismo docente e discente por meio de práticas pedagógicas aliadas às potencialidades oferecidas pelas tecnologias digitais.

Durante o evento, na sexta (26), será realizado a entrega do Prêmio IEL de Talentos 2023 – etapa estadual, uma iniciativa voltada para identificar e divulgar as melhores e mais inovadoras práticas em programas de estágio, como estímulo ao aprimoramento dos programas nas empresas e instituições de ensino.

Confira a programação completa no link: www.fiern.org.br/experience/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias