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27 de Novembro de 2023

Black Friday: vendas on-line caem em relação a 2022

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O otimismo para a Black Friday de 2023 movimentou o varejo neste ano, mas resultados preliminares indicam queda nas vendas. De acordo com a NielsenIQ Ebit, o faturamento do e-commerce brasileiro para a data caiu 13%. Ao mesmo tempo, pedidos declinaram em 9%.

A mensuração refere-se ao acumulado entre meia noite e 19h da última sexta-feira, 24, na comparação com o mesmo período de 2022.

Em nota, Marcelo Osanai, executivo responsável pela NielsenIQ Ebit, afirmou que os resultados poderiam ser creditados à antecipação de compras na quinta-feira, altas taxas de juros e endividamento das famílias. “O consumidor que tinha alguma folga orçamentária comprou antes, o restante preferiu adotar uma postura mais cautelosa diante das incertezas mencionadas”, apontou.

Já a Neotrust apresentou números referentes ao último final de semana, até domingo, 26, às 17h59. Segundo a empresa, o faturamento total do comércio eletrônico chegou a R$ 4,9 bilhões. Apesar do montante alto, há uma queda de 14,4% quando comparado ao mesmo período no ano passado. Os pedidos também diminuíram em 15,8%, representando 7,6 milhões.

Para traçar os resultados da Black Friday, a companhia se baseou em dados de mais de 2.500 varejistas on-line de todo o Brasil.

Principais categorias da Black Friday 2023

Entre as categorias, os eletrodomésticos se destacaram em número de pedidos e faturamento (20,7% do total). A Neotrust registrou 501 mil pedidos e R$ 1 bilhão em faturamento – uma queda de 4,1%. Na sequência, aparecem os eletrônicos, com 15,4% de todos os produtos comercializados. Foram feitos 440 mil pedidos ao todo, gerando um faturamento de R$ 767 milhões. Também houve queda de 16,3% no faturamento.

Telefonia aparece em terceiro lugar, com 309 mil de pedidos e R$ 587 milhões em faturamento (-33,2%). Moda e acessórios aparecem representando 7,3% de todos os itens vendidos, com 1 milhão de pedidos e arrecadação de R$ 362 milhões (-7,2%).

Segundo a empresa, o ticket médio aumentou em 1,7% no que diz respeito ao ano passado, chegando a R$ 645,64.

Em relação ao perfil do consumidor, as mulheres lideraram representando 59,3% das compras. Já em faixa etária, consumidores entre 36 e 50 anos representaram a maior parcela das compras, totalizando 35,3%: uma queda de 0,4 pontos percentuais.

Fonte: Meio e Mensagem, disponível em:  https://www.meioemensagem.com.br/marketing/black-friday-vendas-on-line-caem-em-relacao-a-2022

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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