Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

03 de Dezembro de 2020

Black Friday: venda de jogos digitais caiu 10% em relação a 2019

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Uma análise do SuperData aponta queda na venda de jogos digitais durante a Black Friday e a Cyber Monday, no final de novembro. Segundo o relatório da empresa, houve redução de 10% na receita global no comparativo anual. O período fraco é relativo principalmente às vendas de games e produtos para consoles, com redução de 13% em comparação ao ano passado. Contudo, o mercado de jogos para PCs viu crescimento de 6% comparado à Black Friday de 2019.

Pela análise do grupo, a questão envolve o lançamento da nova geração de consoles. Os aparelhos chegaram pouco antes da época de promoções, fazendo que com que as compras no setor fossem antecipadas. “Entretanto, alguns jogadores parecem estar esperando para pegar um novo console somente depois do lançamento de grandes jogos. Para ter a experiência do jogo da melhor forma possível, estão segurando a compra das versões de PlayStation 4 e Xbox One”, aponta a análise do grupo.

Outra questão que pode ter feito as vendas caírem no período são os serviços de assinatura. O SuperData aponta os números do Game Pass, serviço de assinaturas da Microsoft que dá acesso a uma biblioteca de jogos para Xbox e PC. Com isso, o público pode ter preferido assinar o plano anual do serviço em vez de comprar os títulos individualmente. A Microsoft registrou, em outubro deste ano, aumento de 216% no número de assinantes comparado ao mesmo mês do ano passado.

Apesar disso, a empresa ainda aponta que a receita total do setor na temporada de final de ano está em crescimento. O relatório mostra que principalmente conteúdos extras in-game tiveram um aumento de receita no ano: até outubro de 2020, eles foram responsáveis por 89% da receita de jogos digitais.

A expectativa dos analistas é de que o bom momento continue até o final do ano, com a temporada de festividades. O setor de vendas digitais também deve crescer, com a expectativa de que não será possível presentear amigos e familiares com versões físicas por conta do distanciamento social.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/games/black-friday-venda-de-jogos-digitais-caiu-10-em-relacao-a-2019-175596/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias