Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

31 de Outubro de 2020

Black Friday: cuidados e dicas para evitar frustração

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Impulsionado pela pandemia, o ano de 2020 já é considerado o grande ano do e-commerce brasileiro. De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em parceria com o Compre&Confie, o faturamento do comércio eletrônico brasileiro atingiu R﹩41,92 bilhões em agosto.

O setor que registra crescimento ano após ano, em 2020, conseguiu agradar novos compradores e as taxas de crescimento não param de subir.

Um estudo realizado pela Rakuten Advertising, empresa especializada em tecnologia para publicidade e marketing digital, mostra que 86% dos consumidores brasileiros devem priorizar suas compras de forma online e não pretendem diminuir os gastos, principalmente com a chegada de datas importantes como Black Friday e Natal.

Mais de 70% dos brasileiros passaram a comprar com mais frequência no online e 50% dos consumidores em todo o mundo deram preferência por empresas locais durante a pandemia. Abaixo alguns cuidados e dicas para evitar problemas e frustração na data mais esperada do ano.

Anote e siga

Listas: faça uma lista do produto ou serviço que precisa/deseja e estipule um limite de gasto. De nada adianta a pesquisa e a aquisição do produto se lá na frente o consumidor ficar endividado (a) devido ao valor pago – que não foi programado e calculado com antecedência.

Pesquise, pesquise e pesquise: esse é o primeiro passo, e um dos mais importantes, para evitar problemas e dor de cabeça com as suas compras. Além do mais, essa dica é uma recomendação direta do Procon-SP.

Use serviços de busca: assim como o Google funciona como mecanismo de busca para qualquer pesquisa, existem também serviços de busca para consultar e acompanhar os preços, e produtos como, por exemplo, o Buscapé e Zoom.

Geralmente, esses comparadores de preços costumam incluir histórico de preços dos produtos nas pesquisas. Ou seja, o consumidor consegue ver o preço de determinado produto em diferentes períodos – datas – e analisar se o preço aumentou ou reduziu, além de ter acesso ao preço dos concorrentes. Importante o consumidor redobrar o cuidado com as compras nesse período, evitando assim cair em golpes e ter prejuízos. 

Por último, mas não menos importante, faça um print da tela da oferta, pois, na hora de reclamar valores abusivos, o print da tela da promoção/oferta será sua prova junto ao Procon. Vale ressaltar que, fazendo isso além de não cair em fraudes e preços abusivos, o consumidor ainda ajuda o Procon a identificar esses comerciantes e notificá-los.

Selos de segurança: “Muitas vezes para o consumidor o selo de segurança no rodapé do site não é relevante, mas, pelo contrário, o selo de segurança é fundamental para que o comprador possa entender a veracidade de tudo que está publicado naquele site.”, alerta.

Além do selo de segurança, das pesquisas no Google e nos comparadores de preço, ainda é possível consultar sites como Reclame Aqui. O próprio Procon, próximo da Black Friday, divulga uma lista que mostra quais lojas o consumidor deve evitar, a lista é baseada em preços abusivos, reclamações dos clientes, prazo de entrega e semelhantes.

Cuidado com a Fake News: não caia em fake news. Na hora de tomar a decisão de compra fique alerto e apele para o senso crítico, nem tudo que está na internet é verdade, seja uma notícia, um preço, uma “corrente” no grupo do Whatsapp.

Antes de achar que determinado fator é verdade ou mentira, pesquise com profundidade – seguindo as dicas dadas acima – e tire suas próprias conclusões.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias