Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

02 de Novembro de 2020

Biblioteca comunitária leva leitura para 250 crianças em Fernando de Noronha

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A Instituição de Educação Infantil Bem me Quer, na Vila do Trinta, em Fernando de Noronha, recebe sua primeira biblioteca comunitária no dia 04 de novembro. Um acervo de cerca de 1200 livros novos será disponibilizado aos estudantes da ilha no projeto Cantos de Leitura, uma realização da Rede Educare, com patrocínio da Ball, líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, via Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura.

A inauguração acontece logo após a retomada das aulas na região e a cerimônia de abertura seguirá todos os protocolos de segurança sanitária. Será realizada a partir das 11h, com a participação da Superintendência de Educação, da Gestão da creche, além de representantes do projeto Mãe Coruja, da Rede Educare e Ball Corporation.

Cerca de 250 alunos de até cinco anos de idade serão beneficiados com o novo espaço, um passo importante para que crianças e educadores tenham acesso a um acervo diversificado e atual, reduzindo a distância entre livros e leitores.

“Além do espaço colorido e amigável, o projeto propõe a formação e acompanhamento de mediadores de leitura – profissionais que contarão histórias para os estudantes. Fernando de Noronha é um dos lugares mais lindos do mundo e já é uma ilha de leitores: a nossa biblioteca vem então para ampliar acervos e levar mais de mil aventuras literárias para as crianças e suas famílias”, comemora Kátia Brasileiro, diretora da Rede Educare.

A importância dessa iniciativa é ainda mais latente diante do cenário brasileiro: segundo a pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, realizada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural, o Brasil perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019. Os dados ainda apontam que apenas 52% dos brasileiros, pouco mais da metade da população, têm o hábito de ler.

A 13ª biblioteca inaugurada pela Ball chega à ilha respeitando protocolos de cuidados com a saúde: a sala estará aberta apenas para crianças que estejam em aulas e a entrada só é permitida com aferição de temperatura, aplicação de álcool em gel e uso de máscaras.

Além da doação de livros e ambientação do local, o espaço contará com uma capacitação para os 71 funcionários da Instituição de Educação Infantil Bem me Quer, que abordará os caminhos para a formação de leitores e orientações sobre melhor utilização do Cantos de Leitura.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias