Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

08 de Julho de 2022

Baixa maturidade digital no onshore abre espaço para startups entrarem no setor

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A transformação digital por meio dos processos de inovação, embora com forte presença nos atuais modelos de negócios, não apresenta maturidade suficiente no setor de óleo e gás brasileiro. O segmento, segundo a pesquisa “Maturidade digital na indústria do óleo e gás do Brasil”, de autoria da empresa Delotte, apresenta o menor índice de maturidade digital entre diversos setores da economia, com apenas 1,3%. Para especialistas, o dado representa mais que um índice negativo. Significa, sobretudo, oportunidade de novos negócios.

Os índices foram apresentados por Eduardo Léo, da Origem Energia, no painel “Tecnologia e inovação no segmento onshore”, dentro da programação do Mossoró Oil & Gas Expo, maior evento do onshore brasileiro, que teve início aconteceu nesta semana, no Expocenter, em Mossoró. Segundo o especialista, os números criam ambiente favorável ao desenvolvimento de ecossistemas de inovação capazes de promover melhorias nos processos produtivos a partir da inovação.

“Essa baixa maturidade digital mostra que há muitas possibilidades no setor. Há muito a crescer. Percebemos que esse é o momento de desenvolver soluções que promovam a transformação digital dentro do setor de óleo e gás, seja para agregar valor ao negócio, seja para melhorar a operação”, frisa.

Nesse sentido, Eduardo destaca as áreas mais promissoras de atuação, foco de desenvolvimento de soluções pela Origem Energia. São ecossistemas capazes de integrar setores, melhorar a logística e automação de poços, além de uso de sensores para promover mais segurança aos profissionais. “Estamos trazendo uma infraestrutura robusta, que é uma inovação pioneira no mercado. Existe uma oportunidade de melhoria nos mais diversos níveis do onshore brasileiro, seja para tratamento de dados, soluções para reduzir custos, utilizando soluções tecnológicas capazes de mudar a atual realidade do setor”, cita.

Para melhor aproveitar o nicho de novas oportunidades, o Sebrae no Rio Grande realizou, na Arena Inovação do Mossoró Oil & Gas, o Demoday, evento pioneiro no estímulo ao desenvolvimento de soluções tecnológicas e startups para o onshore. Um total de 13 empresas selecionadas por meio de edital participou da iniciativa e apresentaram soluções para tornar as operações mais eficientes em campos de petróleo e gás. São conjuntos de sistemas que beneficiam desde a integridade do ativo, passando por processamento de dados, controle de estoques, até o uso da inteligência artificial para reduzir custos.

Após certificação de todas as empresas participantes, o Demoday reconheceu três iniciativas que se destacaram pelo nível de inovação e aplicabilidade para o setor de petróleo e gás. O destaque principal ficou com a empresa Endser, do Espírito Santo, que apresentou solução capaz de reparar vazamentos em tubulações de modo definitivo. “Estou imensamente feliz pelo reconhecimento e pela oportunidade de participar do evento, que ajuda na divulgação do nosso produto, estimulado pequenos negócios. Trouxemos aqui uma solução que corrige definitivamente o problema de vazamentos sem parar a produção, evitando perdas e otimizando custos, uma necessidade nos campos”, detalha Tatyana Oliveira, representante da Endser.

Para o gerente do Escritório Regional do Sebrae no Oeste, Paulo Miranda, o Demoday representa importante mecanismo de estímulo à geração de oportunidades dentro do processo de inovação. “Vimos aqui excelentes soluções tecnológicas e startups desenvolvidas por micro e pequenos negócios e capazes de promover uma revolução na área de inovação do onshore. Com isso, o evento, já em sua primeira edição, cumpre papel decisivo ao estimular a inovação nessa área ainda carente, a partir das novas possibilidades que oferece”, afirma Paulo.

O Mossoró Oil & Gas Expo teve início na última terça-feira (5) e encerrou a programação nesta quinta-feira (7). Além das atividades na Arena Inovação, o evento, realizado no Expocenter, em Mossoró, contou ainda com apresentação de painéis na Arena Petróleo & Gas, encontros de negócios e o III Simpósio do Petróleo e Gás, realizado em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias