Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

03 de Março de 2023

Astronauta análoga faz palestra sobre exploração do Espaço na UFRN

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Na próxima segunda-feira, 6 de março, às 20h, o Complexo Tecnológico de Engenharia – CTEC (Minhocão) na UFRN, recebe a visita da astronauta análoga Karin Brünnemann (Eslováquia/Itália) para a palestra Safety for sustainable and innovative projects: applications for space exploration (Segurança para Projetos Sustentáveis e Inovadores: aplicações para Exploração do Espaço). O encontro acontece no auditório do Complexo e terá tradução simultânea.

O evento é uma iniciativa do Departamento de Engenharia da Produção da UFRN com colaboração do Fórum Aeroespacial Norte-riograndense, do Habitat Marte, da Mars Society Brasil e da Space Renaissance Latin America. As inscrições estão abertas para toda a comunidade acadêmica e podem ser feitas por este link. Demais interessados podem comparecer diretamente ao auditório do CTEC. Mais informações podem ser obtidas com o professor do Departamento de Engenharia da Produção Julio Rezende pelo (84) 99981-8160.

Karin Brünnemann é a comandante da missão MindLeader, especialista em controle de missões espaciais e gerente de projetos nas áreas automotiva, de telecomunicações, petróleo e energia, logística e aeroespacial. Ela também é especializada em gerenciamento nas áreas de logística e TI, treinamentos, consultorias e mediação de projetos em contextos globais e transculturais.

Astronauta

A pesquisadora também irá participar de uma missão na Estação Espacial Análoga Habitat Marte, em Caiçara do Rio do Vento, no interior do Rio Grande do Norte. Sobre a futura experiência, Karin compartilhou em suas redes sociais: “Em missões analógicas, pesquisamos como os futuros viajantes de Marte podem não apenas sobreviver, mas também se esforçar em nosso planeta vizinho. Alguns desafios da exploração espacial sustentável que estão sendo estudados atualmente no Habitat Marte são saúde e bem-estar dos astronautas, isolamento de abrigos e trajes espaciais, alimentação e nutrição, agricultura (especialmente hidroponia e aquaponia), reciclagem de água e sistemas ambientais de suporte à vida”.

Ela também chamou a atenção para a variedade de estudos que podem ser realizados no Habitat Marte, pois o fornecimento de energia da estação é constantemente monitorado, permitindo muitos experimentos de longa duração. Além disso, no local são desenvolvidos diferentes protocolos, robôs, sensores, critérios de seleção de astronautas, exercícios, interações em grupo, psicologia positiva, cooperação intercultural e habilidades de liderança.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias