Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

11 de Dezembro de 2020

Artigo sobre secas nos sertões feito por professora do RN ganha espaço em periódico da USP

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A professora Juciene Batista Félix Andrade, do Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), Campus de Caicó, publicou artigo no periódico Projeto História, revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História da PUC-SP, intitulado Os sertões em debate: fronteiras, secas e instituições.

No artigo a pesquisadora aponta que a temática das “secas” ganhou uma fortuna crítica no Nordeste brasileiro. “Pode-se afirmar que a seca, enquanto temática, além de uma problemática natural e social, consiste num problema historiográfico”.  O texto discorre sobre os “repertórios de memórias” construídos em torno das secas em diferentes suportes documentais, memórias que, segundo a autora, “deram evidências aos dilemas humanos em termos de trabalho, mobilidade e saúde”.

As diversas acepções sobre a noção de sertão são historiadas: região desconhecida, interior, pouco povoada, e outros termos mais contemporâneos que apontam a região quanto aos padrões de sociabilidade e de espaço de produção cultural. A “Grande Seca” ocorrida no final do século XIX (1877-1879) é apontada como marco histórico importante para a institucionalização de políticas públicas de combate aos efeitos das estiagens nos sertões nordestinos, que passaram a figurar como meta de governo a partir da primeira década do século XX.

A autora Juciene Batista Félix Andrade atua no Programa de Pós-Graduação em História – Mestrado em História dos Sertões (MHIST-CERES-UFRN), como docente permanente, vinculada à Linha de Pesquisa I – Cultura material, sociedade e poder nos sertões.

Para ler o artigo completo, acesse o link  

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias