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17 de Outubro de 2022

[ARTIGO] Gamificação no E-Commerce: Como a prática pode melhorar a experiência do cliente?

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*Por Éder Medeiros

Um dos assuntos que vêm sendo mais falados no universo do e-commerce é sobre como melhorar a experiência do cliente com a marca. Além de fidelizar os usuários, investir na construção de uma boa relação com o consumidor, entendendo suas necessidades e desejos, aumenta o grau de satisfação com os produtos e serviços da sua empresa, o que contribui para seu crescimento orgânico. Mas de que forma podemos melhorar a experiência do cliente?

Há diversas estratégias que as empresas podem utilizar. Uma prática bastante comentada, que surgiu no mundo dos jogos eletrônicos, mas invadiu o universo corporativo, é a gamificação. Trata-se do uso de elementos e técnicas da produção de jogos, só que na vida real, com o objetivo de tornar as atividades mais atrativas, trazendo mais recompensas aos clientes. No e-commerce, além de proporcionar uma melhor experiência para o usuário da plataforma, a gamificação traz vários benefícios para a loja virtual, entre eles a fidelização do cliente, o aumento de tráfego do site, o aumento da taxa de conversão, o incentivo à interação e a promoção da marca.

Se você é (ou era) fã de videogames, você deve se lembrar que os jogos possuíam fases e, para passar de nível, era preciso seguir as regras. Após concluir as demandas, ganhavam-se pontos. A mesma dinâmica pode ser aplicada no mundo dos negócios. A ideia é dar prêmios aos usuários da plataforma que concluem as regras do jogo. 

É o caso do Melhor Nível, o programa de vantagens do Melhor Envio, plataforma de intermediação logística entre vendedores virtuais e transportadoras. O “jogo” da empresa consiste em cinco níveis, cada “fase” dá prêmios e benefícios aos clientes. Os pontos são contabilizados pela própria plataforma, que define qual o Melhor Nível da conta do usuário e quais vantagens ele terá. Ou seja, quanto mais o vendedor usar os serviços da empresa para gerar etiquetas de frete, maiores serão os benefícios. 

Ao mesmo tempo em que o programa de vantagens concede prêmios aos clientes, a gamificação estimula os usuários a utilizarem a plataforma, engajando com a empresa. É uma via de mão dupla: tanto o lojista quanto o negócio saem ganhando. 

Mas como criar um sistema de gamificação para a sua plataforma? Se você focar em vendas online, o programa deve ser pensado a partir de quatro pontos básicos:

  1. Gatilho (O que vai motivar o cliente a jogar?);
  2. Investimento (Esforço que o cliente terá que fazer para participar do jogo);
  3. Ação (Como o jogo vai ser jogado);
  4. Recompensa (Aquilo que o cliente vai receber em troca). 

Se a recompensa não valer o investimento do cliente, ele não irá se interessar pelo jogo. Entretanto, quando a gamificação é pensada estrategicamente, o resultado é, além da fidelização do cliente, um maior engajamento do usuário na plataforma, aumentando o tráfego do site e a taxa de conversão. 

*Éder Medeiros, CEO e fundador do Melhor Envio.

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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