Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

03 de Fevereiro de 2022

Apresentação do Coral Infantojuvenil da UFRN é exibida em TV chinesa

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Uma apresentação do Coral Infantojuvenil, ação de extensão da Escola de Música da UFRN (EMUFRN), foi exibida na CCTV, canal de televisão estatal chinesa, no dia 26 de janeiro. O vídeo foi inserido em uma série de reportagens sobre o Ano-Novo Chinês em um noticiário, que é o mais visto da China, com uma audiência média de 500 milhões de pessoas.

“Os membros do coral ficaram muito emocionados ao saber que seriam vistos por tantas pessoas e ainda mais felizes por receberem respostas tão positivas. E eu, tendo nascido e crescido na China, sempre me senti muito orgulhosa em compartilhar a cultura chinesa com nossos coralistas e fiquei ainda mais orgulhosa em poder mostrar nossa interpretação dessa canção no meu país natal”, conta a professora Nan Qi, uma das coordenadoras do projeto de extensão.

O vídeo foi utilizado em um evento virtual de celebração do Ano-Novo Chinês organizado pela Embaixada da China no Brasil, transmitido por meio do aplicativo WeChat e do canal da Embaixada no YouTube. A partir daí, a gravação viralizou nos meios digitais chineses, sendo elogiada pelas “vozes angelicais” dos coralistas e pela pronúncia perfeita do mandarim.

Durante a pandemia, o Coral Infantojuvenil da UFRN passou a fazer atividades on-line, com ensaios em grupos de 5-6 coralistas e gravações colaborativas, em que cada um gravava em casa e, posteriormente, as filmagens eram editadas e combinadas no computador. 

Uma das peças gravadas neste formato, a canção folclórica chinesa “Molihua” (Flor de Jasmim) chamou a atenção do Consulado da China em Recife. Eles perguntaram se o coral poderia realizar uma gravação externa da peça, para ser utilizada para as celebrações do Ano-Novo Chinês, como também da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim. Assim, os membros do coral e a professora Nan Qi, coordenadora do projeto, realizaram a filmagem em parceria com a TV Universitária (TVU).

Coral Infantojuvenil

Estimular o interesse pela música nas crianças. Esse é o objetivo do Coral Infanto-Juvenil da UFRN, ação de extensão da EMUFRN, coordenado atualmente pelos professores Durval Cesetti e Nan Qi. Desde 2015, um dos princípios que guia o Coral é a ênfase no aprendizado de um repertório em diversas línguas e que represente diversas culturas, trazendo uma atitude intercultural nas crianças e adolescentes. Além disso, o coral também almeja que seus membros sejam capazes de atingir um certo grau de fluência na leitura musical, de forma apropriada para suas idades e níveis de aprendizado.

O projeto tem funcionado como laboratório para alguns alunos selecionados dos cursos técnico e de graduação da Escola de Música da UFRN, que aprendem sobre o funcionamento de um coral infantil enquanto observam e auxiliam nos ensaios e apresentações.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias