25 de Abril de 2018
Aplicativos infantis estariam coletando dados confidenciais de crianças e adolescentes
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Enquanto nossos filhos estão usando o celular, raramente relacionamos o ato ao risco de privacidade a que estão expostos. Mas pesquisas indicam que crianças e adolescentes conectados podem estar fornecendo dados confidenciais a aplicativos, que, por sua vez, estariam cedendo informações para o compartilhamento de anúncios segmentados para a faixa etária. A constatação vem de estudo internacional e apontam que quase 60% dos aplicativos infantis podem estar compartilhando informações não-autorizadas.
O estudo foi realizado pelo IMDE, um projeto do governo espanhol de incentivo à pesquisa, e pela Universidade da Califórnia. Foram analisados 5.855 aplicativos infantis e os resultados apontam que 57% deles podem estar compartilhando com empresas terceiras informações de menores de 13 anos sem o consentimento dos pais, violando assim o COPPA, que é uma lei norte-americana semelhante ao Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil, porém focado na área digital.
Segundo a pesquisa, 28% dos aplicativos que coletavam dados tinham acesso a informações confidenciais; 4,8% cometiam “violações claras ao compartilhar localizações e informações dos contatos sem consentimento”, afirma o estudo; 40% deles repassavam informações pessoais sem o cuidado com técnicas de segurança que evitam que os dados das crianças vazem e 18% dos apps compartilhavam dados, como o IMEI do smartphone, visando anúncios publicitários segmentados para crianças.
Os aplicativos analisados são bem populares, como o “Where’s My Water”, “Minion Rush” e “Duolingo”. As empresas envolvidas disseram em comunicados que se preocupam com a privacidade das crianças e vão investigar os problemas apontados pela pesquisa.
Fonte: Super Interessante https://abr.ai/2qZyjuG