Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

30 de Novembro de 2021

Aplicativo da UFRN que funciona como peneira digital recebe registro intelectual

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Um aplicativo que atua como um sistema de peneiras digital, simulando a separação e classificação de sementes por um conjunto de peneiras, utilizando visão computacional para identificar, medir e classificar sementes de milho e soja por meio de fotografias digitais, acaba de receber o registro intelectual do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Denominado Sistema de Análise de Sementes por Peneiras (SIASP), o programa de computador é fruto de um estudo da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e tem a funcionalidade de informar ao usuário as medidas de largura e altura de cada semente, além da classificação em grupos, de acordo com a separação realizada fisicamente pelo conjunto de peneiras. Para tanto, basta que o usuário capture as fotografias das sementes em um fundo homogêneo de coloração azul, com uma moeda, usada como métrica, de qualquer tamanho em algum lugar da imagem.

Os autores do aplicativo são Marcio Dias Pereira, Alessandra Mendes Pacheco Guerra Vale e Luan Luis Magioli Barros. Eles pontuam que a análise de sementes é uma etapa importante nesta cadeia produtiva do agronegócio, em um mercado que movimenta em torno de 10 bilhões de reais por ano.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias