Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

05 de Março de 2020

Aplicativo criado na UFRN mostra postos com combustíveis de qualidade

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Abastecer o veículo com combustível de qualidade é uma preocupação recorrente entre motoristas no geral e, desde o fim do ano passado, os potiguares ganharam um importante aliado para fazer isso com segurança. Isso porque o Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes (LCL), do Instituto de Química da UFRN, em parceria com a Funpec, criou o aplicativo de celular Combustível Nota 10, uma ferramenta que fornece aos motoristas informações sobre a qualidade dos combustíveis disponíveis nas bombas dos postos.

O App funciona mostrando, em um mapa, no qual estão localizados postos de gasolina que possuem combustíveis de qualidade atestada. O trabalho é feito continuamente. Duas vezes por mês, técnicos do LCL vão aos postos cadastrados no aplicativo para coletar amostras de combustíveis que passarão por análise laboratorial. O LCL também fornece, periodicamente, treinamentos para os funcionários dos postos cadastrados.

“A maior parte dos comerciantes querem trabalhar da maneira correta, mas falta para eles qualificação para fazer o controle contínuo dos combustíveis que eles recebem nos postos”, explica o professor Valter. Nesses treinamentos, os profissionais que trabalham nos postos de gasolina recebem conhecimento teórico e prático para fazer um melhor controle dos produtos e saber reconhecer possíveis combustíveis adulterados.

Atualmente a ferramenta conta com cerca de 30 postos cadastrados, localizados em diferentes municípios, como Natal, Extremoz, São Gonçalo, Macaíba, Parnamirim, Serra Caiada e Taipu e, de acordo com o professor Valter Fernandes, pesquisador do LCL e um dos responsáveis pelo projeto, ainda há o interesse de outros postos serem incluídos no aplicativo. O aplicativo Combustível Nota 10 está disponível para Android e Sistema iOS. Para os postos de gasolina do estado interessados em serem incluídos no projeto, é necessário enviar uma mensagem para o número (84) 99121-8864 (WhatsApp). O projeto também conta com um site, no qual podem ser conferidas outras informações.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias