Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

29 de Novembro de 2019

Apenas no digital, Black Friday irá movimentar R$ 3 bilhões

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Já há dez anos no calendário do Brasil, a Black Friday deve movimentar cerca de R$3 bilhões em compras online em 2019. Segundo os dados da eBit Nielsen, quatro categorias concentram a intenção de compra dos consumidores: eletrônicos (41%), eletrodomésticos (35%), telefones (28%) e informática (26%) – a soma das intenções de compra não resulta em 100% porque, na pesquisa, os consumidores podem indicar mais de uma categoria.

O tíquete médio será de R$626, praticamente igual ao do ano anterior. A mudança, entretanto, fica a cargo da quantidade de pedidos. A expectativa é que o comércio eletrônico tenha cerca de 15% de aumento em relação a 2018, chegando a quase cinco milhões de compras. 

“O consumidor está mais engajado na compra online. Ele testou mais durante o ano, entende melhor sobre logística, e os varejistas estão oferecendo mais opções – como a possibilidade de retirar o produto na loja, por exemplo. Assim, ele topa ter menos tempo de entrega e menos valor de frete”, afirma Ana Szasz, líder da Ebit.

Outra mudança no comportamento do consumidor é o formato de compra. No mês de novembro, pela primeira vez, as vendas por dispositivos móveis já representam mais da metade do total.  O principal motivador de compra da Black Friday, naturalmente, são os descontos. Mas há diferenças entre categorias.

Segundo um estudo da Kantar sobre o consumo brasileiro, as pessoas buscam preços mais baixos principalmente nos segmentos Digital & Dispositivos Inteligentes (62%), Remédios Sem Receita (56%) e Moda e Móveis e Decoração (ambos com 54%).

Já uma pesquisa do SPC em parceria com a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas aponta um aumento no número de brasileiros que só pretendem comprar algo na Black Friday se observarem que o desconto é realmente atrativo. No total, a taxa cresceu sete pontos percentuais, alcançando 39% dos consumidores.

Foto: Violeta Stoimenova/iStock - Fonte: Portal Meio e Mensagem, disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2019/11/28/apenas-no-digital-black-friday-ira-movimentar-r-3-bilhoes.html

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias