Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

10 de Agosto de 2021

Alunos do Colégio Porto são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Estimulados a desenvolverem suas habilidades além das disciplinas da grade estrutural, os alunos do Colégio Porto vêm alcançando resultados surpreendentes em competições de diversas áreas de conhecimento. O colégio, inclusive, desenvolve o Projeto Porto Olímpico, que visa a preparação dos alunos para olimpíadas de conhecimento nacionais e até internacionais.

Medalhistas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), os estudantes Filipe Fernandes de Medeiros, do nono ano do Ensino Fundamental e José Moraes, do terceiro ano do Ensino Médio, tiveram essa preparação e colheram os frutos.

A OBA é uma competição nacional realizada em escolas brasileiras públicas e privadas desde 1998 pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). Tem como objetivo difundir o conhecimento astronômico, fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, pela Astronáutica e pelas ciências afins. 

Para o professor de matemática Cleiton André, coordenador do Projeto Porto Olímpico, é muito importante a preparação dos alunos para esse tipo de competição acadêmica. "O Colégio Porto é a única escola que participa de todas as olimpíadas nacionais. É um enriquecimento para os nossos alunos e daqui pra frente é só esperar os resultados", disse o professor.

Ele acredita que esse tipo de participação traz benefícios que vão além do estímulo à competição. "Os alunos recebem certificados que podem ajudá-los a conquistar alguns tipos de bolsas universitárias. Além disso, vão se familiarizando com a disciplina de Astronomia", declarou.

Interessado pela carreira na Física, José Moraes busca desenvolver o conhecimento nas temáticas correlatas. "Decidi me aprofundar mais ainda, comecei a aprender cálculo, que é uma matéria da faculdade, assisti a muitas aulas introdutórias de universidades americanas e comecei a ter o hábito de estudar e ler algumas pesquisas em revistas como Nature e Science", disse José. "Eu diria que a formação no Porto desde que entrei foi de grande importância, pois obtive um grande apoio dos professores", complementou.

Filipe Fernandes afirma que sempre foi muito curioso com relação à Astronomia. "Desde pequeno sou fascinado pelo espaço e isso me levou a estudar Astronomia". Ele aponta que a escola impulsionou o seu resultado. "O suporte que o Colégio Porto me deu fez parte dessa conquista. Desde o início me incentivaram muito e, sempre que precisei, eles estavam lá para me auxiliar. Essa conquista foi muito importante para mim", completa.

Os alunos receberam certificados e medalhas e agora estão concorrendo na seletiva para a equipe que representará o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia, que serão realizadas na Colômbia, em 2022.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias