Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

28 de Agosto de 2023

Alunos das escolas do Sesc RN conquistam medalhas na Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Alunos da escola do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN) de Natal, Mossoró e Caicó conquistaram medalhas na Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2023 (OBA), uma iniciativa da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com Agência Espacial Brasileira (AEB). 

O diretor regional do Sesc RN, Gedson Nunes parabenizou os participantes, tanto alunos como professores que incentivaram a realização das provas nas escolas da instituição. “Ganhar a medalha é muito importante, principalmente como reconhecimento. Contudo, o mais significativo a participação da escola em um projeto desta magnitude. Faz parte de nossa metodologia envolver os alunos em atividades complementares de reforço ao ensino”, comentou Nunes. 

Participaram alunos do Ensino Fundamental do Sesc Caicó, Potilândia e Mossoró. Até o final do ano, a organização da OBA 2023 enviará o certificado de participação e haverá ainda a entrega das medalhas aos vencedores pelo Sistema Fecomércio RN e Direção Regional do Sesc RN. 

Em 2023, a olimpíada teve 13.025 escolas participantes, totalizando 1.382.968 estudantes inscritos, sendo 42.111 deles potiguares. Essa foi a 26ª edição da OBA, sendo o segundo ano de participação dos alunos das escolas do Sesc RN, que estimula a pesquisa e difusão do conhecimento científico desde os primeiros anos do ensino. Ao todo, 11 estudantes do 4º e 5º ano se consagraram medalhistas entre ouro, prata e bronze. 

O resultado da Olimpíada foi divulgado no meio do ano, mas as provas foram aplicadas em maio, constituídas por sete questões de astronomia e três de astronáutica para estudantes do Ensino Fundamental com três níveis de dificuldade (I, II e III) e Ensino Médio com um nível. Para a resolução, é exigido dos estudantes conhecimentos suplementares em Ciências, Física e Geografia, com participação voluntária do inscrito. 

A Olímpiada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica acontece todos os anos, desde 1998, iniciando com apenas 15 mil inscritos. Em 2011, alcançou mais de 800 mil participantes em todo o Brasil e desde a pandemia da Covid-19, a última edição foi a maior em número de inscritos. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias