Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

21 de Fevereiro de 2022

Aluno do Colégio Porto é aprovado no curso de Física em Universidade dos EUA; estudante ficou entre 1% com melhores notas

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deu no g1/RN:

Imagine ser aprovado para estudar em uma das melhores universidades dos Estados Unidos e ainda fazer parte de um grupo seleto dos mais bem colocados. Essa foi a conquista do estudante potiguar José Moraes de Albuquerque Neto, de 18 anos, aluno da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Porto em 2021. Ele foi aprovado no curso de Física da Michigan State University e ainda espera o resultado de outras oito universidades americanas.

José Neto ficou entre 1% dos alunos com os melhores resultados no SAT, uma espécie de Enem dos EUA, realizado por estudantes de todo o mundo. Ele fez a prova em Brasília, em outubro do ano passado, e respondeu a 58 questões de matemática, 52 questões de leitura em inglês e outras 44 de gramática. 

A escolha pela universidade de Michigan se deu porque a instituição possui o melhor departamento de física nuclear norte americano, além de ostentar um dos três melhores laboratórios do mundo nessa área. O estudante ainda aplicou as notas em outras oito instituições dos Estados Unidos e os resultados devem sair até o mês de abril. No Brasil, ele tenta aprovação na UFRJ. 

José Neto conta que a curiosidade pela física sempre esteve na sua vida, mas o interesse passou a ser maior durante o ensino médio. “Sempre fui muito experimentalista, buscava o sentido das coisas, como o Universo funcionava e levantava dúvidas. A Física é a ciência que perfeitamente permite isso”, explicou. Agora, ele sonha em ser pesquisador. “Meu foco é a pesquisa em física nuclear e fisica atômica. Quero ser professor universitário”, garantiu. 


Antes mesmo da aprovação nos EUA, José Neto já se destacava por aqui. No ano passado, ele foi medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, representando o Colégio Porto. O estudante fez questão de destacar a contribuição dos professores da escola durante todo esse processo. “Pude ver o brilho no olhar dos professores - especialmente os de Física e Química - quando descobriram que eu queria ser um cientista pesquisador. Eles me apoiaram em todos os aspectos, sempre”, contou.

O professor de Física Ewerton Barros, que deu aula para José Neto durante conclusão do ensino médio, destacou as qualidades do aluno. “Um rapaz de inteligência diferenciada, muito humilde, de bem com a vida e conhecedor e estudioso de várias áreas de conhecimento. Zé Neto é aquele tipo de aluno que recheia e engrandece nossa carreira de professor. Ele alçará vôos ainda maiores, não tenho dúvidas”. 

Apesar de esperar outros resultados, José Neto disse que deve optar pela universidade de Michigan. Ele ganhou uma bolsa de US$ 100 mil dólares para os 4 anos de curso fora do país, benefício concedido apenas para quem consegue os melhores resultados. A mudança deve acontecer em agosto deste ano.

Disponível em: https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2022/02/19/estudante-potiguar-fica-entre-1percent-com-melhores-notas-em-selecao-de-universidade-dos-eua-e-ganha-bolsa-de-100-mil-dolares.ghtml

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias