Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

13 de Março de 2020

Aluno com autismo recebe certificado de honra ao mérito em escola estadual

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

“A escola acredita, estimula, diz o quanto os seus alunos são capazes de sonhar, de chegar aonde os seus desejos e objetivos foram traçados, mostrando os seus potenciais por meio de um trabalho motivacional, individual e bem diferenciado.” A frase, dita pela advogada Rosany Mary Gouveia Monte, expressa o sentimento de gratidão de uma mãe, cujo filho possui a condição de Transtorno do Espectro Autista (TEA), sente em relação à educação.  

Roseany é mãe de Rafael Gouveia Monte Souza, 20 anos, egresso da Escola Estadual Lourdes Guilherme (EELG), localizada no bairro de Neópolis, em Natal. Em dezembro de 2019 o jovem, então concluinte, recebeu o Certificado de Honra ao Mérito, título entregue pela unidade de ensino ao aluno destaque em reconhecimento ao desempenho alcançado nas atividades escolares. 

Ao falar sobre o sentimento em receber tal reconhecimento Rafael se mostra agradecido, porém, afirma que todos os alunos, independentemente de suas condições, já merecem receber tal honra somente por terem conseguido concluir mais uma etapa em seu processo educacional. “Não tive reação na hora, apenas fui receber. Depois, quando recebi, foi que pensei bem sobre o momento, e acho que nem deveria ter tal colocação pois todos que se esforçaram o suficiente para passar já deveriam ter no mínimo mérito semelhante”, declara Rafael.  

Dados 

O estado do Rio Grande do Norte dispõe, desde abril de 2016, do cargo pioneiro de professor de educação especial, possuindo atualmente 495 professores para essa modalidade. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), além dos professores de Educação Especial (EE), o RN dispõe de 369 salas de recursos multifuncionais instaladas nas escolas estaduais, 275 professores no Atendimento Educacional Especializado (AEE), 104 cuidadores, 121 profissionais intérpretes/instrutores de Libras e 24 professores de Libras. 

Esses números contemplam escolas que oferecem as modalidades de ensino Fundamental e Médio em diversos municípios do estado potiguar. Na EEGL atualmente atuam quatro professores de EE, que atende 13 alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), que são demandas específicas no processo de aprendizagem como, por exemplo, autismo, deficiência auditiva, deficiência visual, problemas intelectuais, entre outros. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias