Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

14 de Outubro de 2019

Aluna potiguar defende projeto de lei na edição do Parlamento Jovem Brasileiro realizado em Brasília

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Estudantes do ensino médio das redes pública e privada de educação de todo país participaram, no último mês, da 16ª edição do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB 2019), iniciativa da Câmara dos Deputados que tem por objetivo proporcionar aos participantes uma experiência legislativa como parlamentares. Este ano o programa recebeu a participação de 78 alunos de diversos estados brasileiros, dentre estes a estudante potiguar Anália Vitória, aluna da rede estadual de ensino do RN. 

Realizado em Brasília (DF), entre os dias 23 e 27 de setembro, o PJB 2019 trata-se de um programa por meio do qual os participantes vivenciaram, durante cinco dias, a rotina parlamentar na Câmara dos Deputados, realizando atividades na condição jovens parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções. Para participar do programa, Anália Vitória, que atualmente está cursando a 3ª série do ensino médio na Escola Estadual em Tempo Integral José Fernandes de Melo (EEJFM), localizada no município de Pau dos Ferros, teve que elaborar um projeto de lei que apresentasse soluções de melhorias ao país.

De acordo com a aluna, o programa trata-se de uma oportunidade única de vivenciar na prática os processos políticos em nosso país. “É um projeto incrível! Eu não tinha tanto conhecimento de como funcionavam os processos políticos, e as etapas até uma lei ser aprovada, agora sei melhor o valor desse processo. Além disso a diversidade cultural que temos, ao entrarmos em contato com alunos de outros estados, é algo lindo”, avalia a estudante potiguar. 

Durante a realização do programa os participantes selecionados assumem responsabilidades como parlamentares, formando partidos políticos e tomando posse como jovens deputados. Além disso, os alunos também elegem uma Mesa Diretora dos Trabalhos do PJB, na qual analisam os projetos de lei selecionados, relatando e debatendo os projetos, que são votados em comissões e plenário.

Analisado por servidores da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) do RN, o projeto defendido por Anália trata-se de uma proposta de lei para que estados e municípios passem a disponibilizar às suas escolas uma equipe multidisciplinar que atenda a saúde dos alunos de forma integral, com um corpo de profissionais formado por psicólogos, psicoterapeutas, psicopedagogos, entre outros.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias