Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

13 de Junho de 2021

Acesso à internet e participação em eventos on-line aumentam na pandemia

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Com a necessidade do isolamento social, desde o início da pandemia do coronavírus ocorreu um aumento significativo no uso da internet. Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2019, realizada pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br), três em cada quatro brasileiros acessam a internet, o que equivale a mais de 130 milhões de pessoas.

Esses números aumentaram em decorrência das pessoas estarem mais dentro de casa, ampliando as possibilidades do que fazer no meio digital, indo desde o trabalho (home office), até o lazer e outras formas de aprendizagem. No período, diversas empresas começaram a desenvolver a transformação digital e outras expandiram ainda mais o mercado online.

Dentre cursos, lives, webinars, séries, filmes e outros formatos, os encontros na rede trouxeram a sensação de estar perto, mesmo que não fisicamente. Uma das criações da pandemia, nascida com a proposta de conectar pessoas, foi a Confraria do Saber, uma comunidade digital da VRS, consultoria de aprendizagem corporativa entusiasta do conceito de lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida.

Com encontros online uma vez por mês, os confrades são convidados a sair do automático, de modo a compartilharem suas vivências, o que têm aprendido no período de isolamento, além de partilhas sobre séries, filmes, lives, cursos, livros, rotina e outras coisas que podem ser observadas e encaradas como novas ferramentas de desenvolver o saber e a aprendizagem. O foco do grupo é aprender algo novo em comunidade, expandindo e unindo a diversidade de cada um.

Além dos encontros online, a Confraria do Saber mantém um canal no Telegram e distribui uma newsletter quinzenal, chamada de Menu de Saberes. No cardápio de conteúdos, trazem tendências e insights em formato de menu, fazendo uma analogia com os conceitos aperitivo (assunto leve para começar), entrada (tema mais encorpado), prato principal (tópico mais completo) e sobremesa (conteúdo doce para terminar).

De acordo com Vivian Rio Stella, idealizadora da VRS e da Confraria do Saber, os conteúdos vistos na internet podem trazer grandes aprendizados. “Abra-se para esse mundo retratado na tela, reflita sobre ele, busque mais informações, elabore argumentos, trace os paralelos para sua vida. Uma forma lúdica e útil de desenvolver senso crítico e capacidade interpretativa”, destaca.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias