Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

19 de Outubro de 2024

52% dos jovens da Geração Z já compraram presente com base na recomendação de um influenciador, aponta novo estudo

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Uma nova pesquisa realizada pela plataforma de influenciadores Mavely revelou que 28% dos consumidores compraram um presente baseado na recomendação de um criador de conteúdo, no ano de 2023. Esse número sobe para 52% quando se trata apenas da Geração Z, pessoas que nasceram entre 1995 e 2010, aproximadamente. Além disso, o estudo apontou que 34% dos entrevistados confiam em influenciadores para ter ideias de presente; entre a Geração Z, o número é de 58%.

O levantamento teve como objetivo entender as tendências de compras para a temporada das festas de fim de ano e, especificamente, o papel dos influenciadores nas decisões de compras. Outro ponto de destaque na pesquisa foi saber como e onde a maioria dos consumidores planeja comprar os presentes neste ano. Surpreendentemente, enquanto mais da metade (54%) dos consumidores planeja fazer a maior parte das suas compras de fim de ano pela internet e pessoalmente, a Geração Silenciosa (nascidos entre 1925 e 1945, aproximadamente), lidera as compras somente online com 30%, o dobro (15%) da Geração Z. 

A pesquisa também aponta a influência dos creators para além das recomendações diretas. 56% dos consumidores relatam que uma parte dos presentes de fim de ano são itens que foram promovidos por influenciadores. A Geração Z mostra o maior engajamento com conteúdo de influenciadores, com 47% usando guias de presentes para tomar decisões de compras nos feriados de final de ano, em comparação com 25% dos consumidores de todas as idades.

De acordo com Fabio Gonçalves, diretor de talentos internacionais da Viral Nation e especialista no mercado de marketing de influência, o motivo para a Geração Z confiar mais em influenciadores se dá pelo fato de que essas pessoas já cresceram em um ambiente digital, onde criadores de conteúdo ocupam um espaço central nas redes sociais, que cada vez mais tomam o lugar da mídia tradicional.

“Para eles, influenciadores não são apenas figuras de mídia, mas pessoas com as quais sentem que podem se conectar de maneira mais pessoal e autêntica. Esse relacionamento cria uma confiança natural, uma vez que veem os criadores de conteúdo como fontes confiáveis, que compartilham experiências reais e dicas práticas. O estilo de vida aspiracional dos influenciadores, combinado com a forma como interagem diretamente com seus seguidores, cria uma forte relação de credibilidade”, explica.

Este cenário projeta uma necessidade de investimento cada vez maior no segmento de marketing de influência, pois apesar da confiança em influenciadores, a Geração Z não é tão influenciável quanto parece. A mesma pesquisa da Mavely revela que 23% dos consumidores mais jovens dizem que precisam ver um produto promovido de quatro a cinco vezes antes de considerar uma compra; entre a maioria dos compradores (36%) esta média é diminuída para de duas a três vezes. Nesse sentido, Fabio explica o porquê dos jovens serem mais criteriosos e relaciona com a necessidade de mais pesquisa e investimento por parte das marcas.

“Esta geração é mais criteriosa em suas decisões de compra pois foi exposta a um excesso de informações desde criança e desenvolveu uma postura crítica e consciente em relação ao consumo. Eles valorizam autenticidade e transparência, e tendem a precisar ver um produto promovido várias vezes antes de considerarem uma compra, pois pesquisam mais e verificam a consistência das recomendações. Essa seletividade faz com que as marcas precisem investir em campanhas de marketing de influência sustentadas, que criem confiança e relevância ao longo do tempo, em vez de promoções rápidas. Além disso, garantir liberdade criativa para o influenciador é crucial, já que isso permite que ele promova o produto de forma autêntica e alinhada ao seu estilo. Escolher o creator correto, que ressoe com o público-alvo da marca, também faz toda a diferença para o sucesso da campanha”, finaliza.

METODOLOGIA

A TEAM LEWIS entrevistou 1.000 pessoas, com mais de 18 anos, nos Estados Unidos. A amostra foi equilibrada pelo censo por idade e gênero. A TEAM LEWIS coletou dados por meio de uma pesquisa online realizada de 28 de agosto a 4 de setembro de 2024.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias