Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

11 de Fevereiro de 2020

39% dos pequenos negócios do NE esperam contratar mais em 2020

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

As empresas da região Nordeste abriram 76,5 mil novas vagas de emprego com carteira assinada ao longo do ano passado e a tendência é que o ritmo de novas contratações continue em 2020. É o que sinaliza a pesquisa ‘Sondagem Conjuntural’, realizada pelo Sebrae Nacional para medir o otimismo dos donos de pequenos negócios do país. O estudo aponta que 39% desses empreendedores planejam contratar mais funcionários, principalmente os proprietários de empresa de pequeno porte – aquelas com faturamento anual bruto na faixa entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões -, contra 3% que esperam demitir. 28% não pretendem fazer alterações no quadro de funcionários e 8% devem fazer substituições dos empregados. O restante não sabe ou não possui trabalhadores contratados formalmente.

De acordo o estudo, esse é o melhor índice de otimismo já registrado desde junho de 2017, analisando o melhor percentual de intenções de contratação do empresariado nordestino e os menores índices de possibilidade de demissões, que estão em queda desde o segundo semestre de 2018. Os mais otimistas quanto à empregabilidade são os empreendedores ligados ao setor da construção civil (48%) e os menos otimistas da área de serviços (37%). Na indústria e no comércio, o índice ficou em 41% e 39% respectivamente.

Atualmente, a região tem um estoque de 5,9 milhões de empregados de acordo com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. A pesquisa ouviu 2.992 empresários donos de uma pequena empresa no Brasil, 573 deles somente no Nordeste, entre os dias 8 de dezembro e 16 de janeiro deste ano. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro de 1,8%.

O levantamento também indica o otimismo dos nordestinos no que se refere à rentabilidade do negócio. Pela pesquisa, 72% dos empreendedores do Nordeste acreditam que vão aumentar o faturamento da empresa e 20% não devem alterar as receitas. Apenas 6% acha que o faturamento vai cair neste ano e 2% não sabem. Quando à capacidade de investimento no negócio, 69% dos empresários nordestino também declararam que farão investimentos na empresa e 29% não têm esses planos. O restante não sabe ou não quis opinar.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias