O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (18) a chegada de um recurso para ajudar o usuário a enviar e receber dinheiro pelo serviço de pagamento do app. Trata-se de um ícone da moeda brasileira, o Real (R$) para mostrar aos usuários que eles podem transferir recursos financeiros por ali. O atalho fica no campo de digitação de texto do aplicativo, do lado clipe de papel (para anexar arquivos) e da câmera.

A melhoria já estava presente na versão beta do programa há alguns meses, mas agora chega em definitivo para todos no app estável. A partir de agora, qualquer usuário no sistema iOS e Android poderá acessar rapidamente o serviço ofertado pelo WhatsApp Pay, seja para comprar e vender produtos, seja para enviar quantias para algum amigo ou parente.

Lançado em maio, o serviço de pagamentos do WhatsApp possibilita a transferência instantânea de dinheiro para seus contatos, com a mesma facilidade com que enviam uma foto ou um áudio. Segundo a plataforma, não há cobrança de taxas e toda transação é feita de modo criptografado, sem acesso do WhatsApp ou de terceiros não autorizados.

Configurar o serviço é fácil, basta seguir o passo a passo a seguir:

WhatsApp de olho no 13º salário

Este é o momento ideal para trazer o recurso, já que os brasileiros estão próximos do final do ano, período de recebimento do décimo terceiro salário e das tradicionais compras da Black Friday. A plataforma de bate-papo quer aproveitar o Natal e o Ano Novo para incentivar o usuário e transferir dinheiro para seus entes queridos e acredita que essa adição "capacitará mais pessoas a participarem da economia digital".

Confira o tutorial de como transferir dinheiro entre contas no WhatsApp:

O serviço de pagamentos está disponível para qualquer pessoa que tenha um cartão de débito, pré-pago ou vinculado a um dos bancos participantes, das bandeiras Visa ou Mastercard. Por enquanto, somente estão liberadas transações entre brasileiros e operadas em moeda local, conforme as regras estipuladas pelo Banco Central.

Há cerca de duas semanas, alguns códigos no app de testes do WhatsApp sugeriram que os desenvolvedores trabalham em uma funcionalidade de cashback para retornar parte do valor transferido e incentivar os pagamentos na Índia. Na mesma linha, foi descoberto um experimento no qual a plataforma poderia solicitar um documento de identificação formal do usuário para transferir, o que poderia ser apenas uma restrição para alguns países específicos — o Brasil provavelmente não é um deles.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/apps/whatsapp-lanca-atalho-para-facilitar-pagamentos-pelo-aplicativo-202157/