Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

12 de Agosto de 2022

UFRN tem teses premiadas no Prêmio Capes 2022

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) teve três trabalhos premiados e três outros reconhecidos com a menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2022. A premiação consagra os melhores trabalhos de doutorado defendidos nos programas de pós-graduação do país, reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A Instituição conseguiu ampliar o número de teses reconhecidas em relação ao ano anterior, quando cinco trabalhos foram destacados.

Os estudos premiados pela Capes, defendidos em 2021, são as teses de Cleitiane da Costa Nogueira, da Pós-Graduação em Engenharia Química, sob orientação do professor Everaldo Silvino dos Santos; de Evelyn Fernandes Erickson, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, orientada por Daniel Durante Pereira Alves e coorientada por Ole Thomassen Hjortland; e a de Florymar Escalona Duran, da Pós-Graduação em Química, com orientação de Carlos Alberto Martinez Huitle.

As teses que receberam a menção honrosa no Prêmio foram a de Mikhael Santos Cerqueira, da Pós-Graduação em Fisioterapia, sob orientação de Wouber Herickson de Brito Vieira; a de Allan Jedson Menezes de Araújo, da Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, orientada por Carlos Alberto Paskocimas; e a de Rayane Noronha Oliveira, da Pós-Graduação em Serviço Social, sob orientação de Antoinette de Brito Madureira.


No ano passado, a UFRN já havia conseguido o melhor desempenho das últimas quatro décadas, com cinco trabalhos reconhecidos. O pró-reitor de Pós-Graduação, Rubens Maribondo, considera que o Prêmio Capes de Tese é uma das mais importantes premiações que atestam a qualidade das teses desenvolvidas nos programas de pós-graduação no país. Este ano, ressalta ele, seis alunos de diferentes programas da UFRN, distribuídos em todas as três grandes áreas de conhecimento, tiveram suas teses reconhecidas. 

“Isso mostra a qualidade das teses que nós desenvolvemos na UFRN. Mostra a dedicação de cada docente e discente credenciado nos programas de pós-graduação e, ainda, o esforço institucional direcionado ao que efetivamente traz resultados para uma universidade do porte da UFRN, que é a qualidade acadêmica, de formação de recursos humanos e científica. Ficamos muito felizes por esses alunos”, expressa. 

O reitor em exercício, Henio Ferreira de Miranda, avalia que “ter a UFRN tão bem representada no Prêmio Capes de Tese comprova a qualidade das pesquisas produzidas na nossa instituição, bem como demonstra o esforço institucional para a consolidação da excelência acadêmica em diversas áreas do conhecimento e o nosso compromisso com o desenvolvimento do país por meio de educação, ciência, tecnologia e inovação”.

Prêmio 

O Prêmio Capes de Tese foi concedido para as melhores teses de doutorado defendidas em 2021, selecionadas em 49 áreas de avaliação reconhecidas pela Capes nos programas do Sistema Nacional de Pós-Graduação. A premiação de 2021 ocorre em parceria com a Fundação Carlos Chagas e com a Dimensions Sciences. O Prêmio é constituído pelo Prêmio Capes de Tese e o Grande Prêmio Capes de Tese (o resultado desta premiação será divulgado em dezembro deste ano). A solenidade de entrega do Prêmio está prevista para o dia 8 de dezembro.

Trabalhos destacados

Cleitiane da Costa Nogueira – Tese: Produção de etanol celulósico sob elevadas concentrações de polímeros à base de óxido de etileno.

Evelyn Fernandes Erickson – Tese: Revisão racional de teorias em lógica: além do abdutivismo.

Florymar Escalona Durán – Tese: Tratamento de emissões gasosas residuais utilizando tecnologias de eletroabsorção.

Allan Jedson Menezes de Araújo – Tese: Otimização de eletrólitos e eletrodos de oxigênio para células de óxido sólido reversíveis.

Mikhail Santos Cerqueira – Tese: Aplicações das modalidades de restrição de fluxo sanguíneo em diferentes desordens musculoesqueléticas: aspectos fisiológicos, metodológicos e clínicos.

Rayane Noronha Oliveira – Tese: Serviço social, classe, gênero e raça: tendências teórico-metodológicas e as possíveis contribuições da Teoria Unitária.

Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias