Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

08 de Agosto de 2022

Semana de Humanidades do Colégio Porto vai promover projetos, cultura Maker e discussão de fatos históricos

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O ano de 2022 celebra a marca histórica de dois fatos que mudaram os destinos do país: o bicentenário da Independência do Brasil, em 1822; e o centenário da Semana de Arte Moderna, de 1922. Por isso, esses foram os temas escolhidos para a Humanitas – Semana de Humanidades do Colégio Porto. A exposição final acontece no dia 11 de agosto. 
 
Pensando em promover uma atividade científica de caráter interativo e interdisciplinar, estes dois temas sustentarão cinco eixos temáticos: a construção do feminino; a busca pela imparcialidade na construção da realidade social ontem e hoje; independência ou morte; o melhor do Brasil é o brasileiro; e o trem do Progresso. Os eixos vão promover o diálogo e provocar a realização de projetos entre os estudantes de todas as séries, do Fundamental Anos Finais ao Ensino Médio. 
 
Além de promover a interação de toda a escola, projetos como a Humanitas têm um papel de destaque na construção da educação do século XXI. Neste evento, os alunos se tornam de fato protagonistas dos seus processos de ensino e aprendizagem, os professores orientadores norteiam as ações e os estudantes as desenvolvem de fato. 


 
“O Colégio Porto tem como uma das suas propostas pedagógicas a formação integral e integrada dos estudantes, por isso a Semana de Humanidades foi pensada considerando o caráter interdisciplinar e colaborativo que se estabelece no intercâmbio dos objetos do conhecimento que norteiam as Ciências Humanas e as Linguagens. A proposta é demonstrar, através de projetos, que essas áreas do conhecimento produzem saberes científicos necessários à vida em sociedade”, explicou a professora Kennia ísis, coordenadora de Ciências Humanas da escola. 
 
“Esta postura estimula a ‘cultura maker’, isto é, os pilares da educação – aprender a conhecer e aprender a fazer – são amplamente contemplados. Os alunos colocam a mão na massa de verdade. E ainda vale salientar que no dia da exposição do evento teremos um show de talentos e uma feira de garagem que oportunizam os momentos de socialização e que fortalecem a construção socioemocional dos envolvidos, contemplando assim os demais pilares da educação: aprender a ser e aprender a conviver”, finalizou a professora.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias