02 de Julho de 2025
Rio Grande do Norte conquista ouro na ExpoQueijo Brasil 2025
[0] Comentários | Deixe seu comentário.O Rio Grande do Norte foi um dos estados premiados na ExpoQueijo Brasil 2025 e consolidou sua presença na principal vitrine internacional dos queijos artesanais das Américas. O evento, realizado em Araxá (MG), avaliou produtos de 16 países e reuniu especialistas de sete nacionalidades.
“Ver o Nordeste ocupando espaço de destaque na ExpoQueijo mostra a diversidade da produção nacional. O Rio Grande do Norte tem um enorme potencial, e o prêmio obtido comprova essa qualidade”, afirma Maricell Hussein, organizadora do evento.
O estado conquistou ouro com o queijo de manteiga, produzido na cidade de Cruzeta. O concurso avaliou mil queijos e premiou 42 categorias com base em sete atributos técnicos, como sabor, textura e consistência.
ExpoQueijo Brasil
Principal evento do segmento nas Américas, a ExpoQueijo Brasil 2025 – Araxá International Cheese Awards tem reconhecimento e participação dos principais países produtores, atraindo a atenção da comunidade internacional, de especialistas e da imprensa. O encontro conta com uma grande estrutura montada no pátio principal e nos luxuosos salões do Grande Hotel e Termas de Araxá, patrimônio cultural e histórico de Minas Gerais.
Neste ano, a ExpoQueijo foi realizada entre os dias 26 e 29 de junho e com impacto positivo em diversas áreas, como o turismo, varejo, agropecuária, logística, indústria alimentícia e de suprimentos e relações internacionais.
O evento foi realizado pela Bonare Eventos. Teve como mantenedor a Epamig – Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), vinculada ao Governo de Minas Gerais. Contou com patrocínio da Cemig, Governo de Minas, McCain, Sistema Ocemg, Sicoob Crediara e Sebrae. Teve o Rota Araxá como aplicativo oficial de mobilidade. Recebeu apoio da AmiQueijo, Prefeitura de Araxá, AQMARA, Faemg e Senar. Teve ainda apoio institucional do Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da Superintendência Federal de Agricultura MG e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e suas vinculadas Emater-MG, Epamig-ILCT e IMA.