Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

03 de Maio de 2018

Projeto para transformar orelhões de Natal em pontos de wi-fi gratuito aguarda posição da prefeitura

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Está em análise, na Procuradoria Geral do Município, o projeto de Lei que propõe a transformação dos orelhões em locais com pontos de acesso gratuito à internet wi-fi para toda a população. A ideia, de autoria da vereadora Júlia Arruda, foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Natal (CMN). O objetivo é democratizar o acesso à informação, aproveitando a capilaridade e conexões físicas da rede de telefonia fixa para a inclusão digital e modernização da cidade.

A iniciativa já conta com o apoio da Oi, que monitora os 700 mil orelhões no Brasil, sendo cerca de 15 mil no Rio Grande do Norte e seis mil em Natal, e está sendo testada em Florianópolis, com parceria com a prefeitura da capital catarinense. O Poder Executivo municipal tem prazo de 15 dias desde aprovação do projeto (que foi em 19 de abril) para se posicionar a respeito.

Segundo o projeto, a Prefeitura de Natal fica autorizada a celebrar convênios e termos de cooperação com empresas concessionárias do serviço público de telefonia visando à instalação de pontos de acesso sem fio à Internet nos Telefones de Uso Público (TUP), os conhecidos “orelhões”. Para isso, os equipamentos deverão dispor de capacidade para receber roteadores que sejam compatíveis com a demanda de dados no local, proibindo-se a cobrança de qualquer taxa, preço ou tarifa.

 

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias