Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

06 de Maio de 2022

Profissionais do ISD expõem trabalhos no 40º Congresso Brasileiro de Pediatria

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O impacto da depressão pós-parto em meio à pandemia de covid-19 e os reflexos no desenvolvimento neuropsicomotor de bebês cujas mães foram infectadas pelo SARS-CoV-2, são dois dos quatro temas dos trabalhos em exposição no 40º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP) de autoria de profissionais e residentes do Instituto Santos Dumont (ISD), além de colaboradores externos. O CBP foi aberto no Centro de Convenções de Natal no início desta semana e segue com extensa programação até o próximo dia 7. O tema central das discussões é “Consolidando as conquistas em todo o Brasil”.

A maioria dos trabalhos aprovados pela organização do evento, tendo profissionais vinculados ao ISD como autores, teve a pesquisa desenvolvida no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita) e Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), unidades do ISD em Macaíba (RN),  ao longo da pandemia de Covid-19. Entre os autores da pesquisa, destacam-se os preceptores do ISD: Carolina Damásio e Manoella Alves, infectologistas; Ruy Medeiros de Oliveira Jr. e Sabrina Machado, pediatras; o médico fetal Felipe Nóbrega; a neuropsicóloga Artemis de Paula; Monise Pontes e Erianna Macedo, enfermeiras; além das residentes do Programa de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência (RESPCD/ISD), a psicóloga Sarah Lima, as fonoaudiólogas Aline Layze e Fernanda Varela e as fisioterapeutas Andrezza Viana e Érika Silva; junto aos colaboradores externos Gentil Filho, da UFRN; e Lilia D´Souza, da Unicamp. 


Os trabalhos em exposição são os seguintes: ‘‘Depressão pós-parto e o impacto da pandemia pela Covid-19’; ‘Gravidez e infecção por Covid-19: desfechos maternos e neonatais’; ‘Desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com mães diagnosticadas com SARS-CoV-2 durante a gestação’, além da pesquisa intitulada ‘Toxoplasmose Congênita em Centro de Referência no Rio Grande do Norte’. Todos os trabalhos estão em exposição até o último dia do evento, 7 de maio, em totens na área de Sessão de Pôsteres Eletrônicos. Outro trabalho exposto foi `Toxoplasmose Congênita em Centro de Referência no Rio Grande do Norte’, com os dados do serviço de atenção à toxoplasmose, que é referência estadual  para as grávidas com a infecção no estado potiguar. 

Congresso

O 40º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP) conta com a presença de médicos pediatras e de outras especialidades de todo o país. É realizado no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira. O evento, que é considerado o maior da especialidade, é realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em parceria com a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (Sopern).

A expectativa é receber mais de 4 mil médicos durante os cinco dias de Congresso. Na programação, palestrantes renomados abordando temas atuais que contemplam a especialidade, dentre eles: coberturas vacinais e recusa vacinal; estratégias para apoiar a amamentação em situações especiais; distúrbio respiratório do sono; doenças sistêmicas; telemedicina; saúde mental da criança e do adolescente; neurologia pediátrica em tempos de endemias e pandemias modernas; da subnutrição à obesidade em crianças e adolescentes; doenças alérgicas; doenças respiratórias; transtorno do espectro autista; suplementação alimentar; câncer infanto-juvenil; efeitos do mundo virtual para a nova geração, dentre outros. Além de trazer apresentação de casos clínicos para estudo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias