Um blog diferente! Novidades sobre educação, empresas e empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

Fale com a gente pelo e-mail blogdajuliska.news@gmail.com e nos siga no Instagram @blogdajuliska.

22

Nov

Médicos oftalmologistas do Rio Grande do Norte desenvolveram um teste rápido e gratuito para auxiliar na identificação de problemas na visão de maneira simples. Intitulado "Vision Hair Screening", o método de aferição da acuidade visual foi pensado para ser realizado em salões de beleza, barbearias e academias de ginástica, com o objetivo de democratizar o acesso para uma grande quantidade de pessoas.
 
Os estabelecimentos foram escolhidos porque são bastante frequentados e, geralmente, possuem espelhos – que são necessários para o teste. Flávia Lana, médica aluna do doutorado do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (PPGB) da UnP, e o seu orientador, Prof. Dr. Francisco Irochima, desenvolveram uma solução que fosse eficiente, de baixo custo, escalável e que fosse adequada para os ambientes.
Leia mais

22

Nov

Maior investidor anjo do Brasil, João Kepler já investiu em mais de 900 startups e lidera o Bossanova Investimentos, o Venture Capital mais ativo da América Latina. Na próxima terça e quarta-feira (23 e 24 de novembro), no Hotel Golden Tulip, Kepler e o seu time da Bossa e da Smart Money Education, em parceria com o Fórum Negócios, realizarão a primeira Jornada Anjo Investidor fora de São Paulo. O objetivo é treinar e certificar os 30 primeiros anjos investidores profissionais no Nordeste. Mais informações sobre a imersão de dois dias no link: https://linktree.com.br/new/forumnegocios.

“É a primeira vez da imersão f... Leia mais

22

Nov

Nascido das experiências dos jornalistas Tulio Lemos e Bosco Afonso, o DataVero é o novo instituto de pesquisas que começa a atuar no Rio Grande do Norte, objetivando atender as exigências do mercado. Atuando em pesquisas eleitorais, de avaliação de gestões públicas e também no mercado privado, o instituto DataVero chega para preencher uma lacuna deixada pelo professor Mardone França que encerrou as atividades de sua empresa Certus.

“O Instituto DataVero, que traduzido para o português significa Dados Verdadeiros, estará atuando com os melhores profissionais do mercado, quase todos que passaram pelo crivo do professor Mardone, o que nos dá segurança e tranquilidade de que a projeção de questionários, a prospecção de pesquisadores e pesquisados, os trabalhos de campo, tabulação e relatório final serão feitos c... Leia mais

22

Nov

Nesta segunda-feira, 22, tem início a exibição dos treze títulos do Rio Grande do Norte selecionados no panorama estadual da quarta edição da Mostra Sesc de Cinema, com sessões programadas em Natal, Caicó e Mossoró. Como um dos diferenciais deste ano, o Sesc levou os filmes para dentro de escolas da rede pública, com objetivo de divulgar o cinema como arte e incentivar a criatividade dos jovens. 

A Mostra Sesc de Cinema chega em sua quarta edição cada vez mais inserida e consolidada no circuito de festivais de cinema do Brasil. Sua principal característica é incentivar a produção nacional independente que não chega ao circuito comercial de exibição, priorizando a seleção de realizadores brasileiros que abordem temas ligados a pluralidade cultural do país ou que se desdobrem em olhares exteriores que dialoguem com ... Leia mais

22

Nov

Considerado pelas empresas participantes como "um sucesso de vendas", o Salão Imobiliário da Caio Fernandes, que teve início no último dia 5, no Natal Shopping, alavancou a retomada da economia no setor imobiliário do Rio Grande do Norte, já registrando uma geração de negócios superior aos R$ 7 milhões. O evento, que encerra no próximo dia 30, caso não seja prorrogado,  reune um pool de construtoras, com ofertas de imóveis para o consumidor final, com perfil econômico variado.

Para o executivo de Vendas da construtora Moura Dubeaux, Wescley Magalhães, o Salão propiciou para a sua empresa um excelente desempenho de negócios, com a intermediação e vendas de apartamentos para uma clientela de classe média alta. “Espero que outros salões venham com brevidade. O resultado do salão que está acontec... Leia mais

22

Nov

Taças, arranjos bem produzidos e brilho. São alguns detalhes que não podem faltar na montagem dos ambientes na época do Natal, especialmente a mesa, local que vai reunir boa parte da família nas festividades de fim de ano. 

E para abrir a temporada de eventos da programação natalina, o Shopping Cidade Verde promove a exposição “Cidade Verde Casa – As mesas de Chrystian”, em que mesas de diferentes estilos, com decoração natalina, serão apresentadas ao público. O evento começa na próxima quarta-feira, 24 de novembro, e segue até 4 de dezembro. 

Os frequentadores do shopping terão acesso a oito modelos de mesas natalinas decoradas para se inspirar para as festas de fim de ano, reunindo desde estilos mais despojados aos mais requintados. 

Leia mais

22

Nov

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, usou sua conta no Twitter para divulgar o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Neste ano, os estudantes precisaram falar sobre “Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". De acordo com o dado oficial mais recente, cerca de três milhões de brasileiros chegam à idade adulta sem ter certidão de nascimento. E, sem essa certidão, também ficam impedidos de tirar todos os outros documentos.

Sem documentação oficial, essas pessoas acabam ficando sem acesso a serviços de saúde, educação, programas sociais, entre outros. Em tempos de pandemia, também não podem tomar a vacina contra a covid-19. Para Wilson Galvão, coordenador do Ensino Médio do Sistema Positivo de Ensino, o tema não surpreendeu. “Normalmente a... Leia mais

22

Nov

O tema da redação do Enem 2021 não foi o único assunto que chamou a atenção dos candidatos no primeiro domingo do exame. Conhecimentos em História e Cultura do Brasil e habilidades de interpretação de texto foram indispensáveis para resolver as questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Canções compostas e popularizadas por nomes como Chico Buarque, Gonzaguinha e Zé Ramalho foram utilizadas como base para falar sobre gênero, raça, desigualdade social, entre outros assuntos comumente abordados no exame. Para o professor de História e coordenador editorial do Sistema Positivo de Ensino, Norton Nicolazzi Junior, o primeiro dia de prova trouxe questões atuais e essenciais ao cenário nacional. “Como de costume, o Enem abordou assuntos que estão muito ligados ao cotidiano do... Leia mais

22

Nov

O primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 digital e impresso teve 26% de abstenção. Do total de 3,1 milhões de candidatos inscritos, cerca de 2,3 milhões compareceram às provas de ontem (21), em mais de 1,7 mil municípios. Os números foram divulgados nesta noite pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).   

Considerando apenas o Enem impresso, que concentra a maior parte das inscrições, 3.040.907, as faltas chegaram a 25,5%. O estado com a maior porcentagem de faltas foi o Amazonas, com 40,6%. No Enem digital, 46,1% dos 68.893 inscritos não compareceram ao exame. 

“Acredito que o Enem foi um sucesso”, avaliou o ministro da Educação, Milton Ribeiro, em coletiva de imprensa. Segundo ele, mesmo com número reduzido de inscritos, menor que ediç... Leia mais

22

Nov

Vereadores da Câmara Municipal de Natal participaram, na noite desta sexta-feira (19), das festividades de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da capital potiguar. A missa, que também contou com a presença do prefeito Álvaro Dias, foi organizada pela Catedral Metropolitana de Natal e conduzida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.
 
Na ocasião, o vereador Herberth Sena (PL) fez a entrega de uma placa alusiva ao projeto de lei que declara a Festa de Nossa Senhora da Apresentação como Patrimônio Cultural Imaterial. Segundo ele, o evento possui sua importância local e regional. “Considerando a grandiosidade e a importância que tem no município, pensamos que deve ser reconhecido como patrimônio cultural de natureza imaterial”, destacou. Herberth ainda ressaltou a relevância histórica que o projeto possui. “Objetiv... Leia mais