Um blog diferente! Novidades sobre educação, empresas e empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

Fale com a gente pelo e-mail blogdajuliska.news@gmail.com e nos siga no Instagram @blogdajuliska.

23

Nov

Como parte das celebrações do Dia da Consciência Negra, a governadora Fátima Bezerra sancionou neste sábado (20), a Lei 11.015/2021 que reserva 20% das vagas dos concursos públicos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Rio Grande do Norte para negros e negras. A iniciativa tem como objetivo reduzir a desigualdade histórica, procurando garantir mais oportunidades de acesso ao emprego de qualidade, por meio do serviço público.

A solenidade foi na Estação das Artes, onde está sendo realizada a Feira Afro e Étnico-Racial e o encontro do Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros das Religiões de Matriz Afro-Ameríndia de Mossoró.

“Esta lei tem um simbolismo grande porque vem dizer à sociedade que são necessárias ações afirmativas para tentar reparar as injustiças seculares cont... Leia mais

23

Nov

A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Proen/IFRN) divulgou as retificações dos Editais n° 48/2021 e n° 49/2021, que se referem aos processos seletivos para Cursos Técnicos de Nível Médio na Forma Subsequente, e na Forma integrada, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (ProEJA). 

Com as retificações, os cronogramas dos processos seletivos foram alterados. Uma das alterações se refere ... Leia mais

23

Nov

O Google lançou o programa Cresça com o Google para Mulheres Pretas, uma edição dedicada à discussão de temas relacionados ao desenvolvimento profissional e pessoal das mulheres pretas no Brasil. As pessoas interessadas têm acesso gratuito aos conteúdos pela plataforma online.

“O Cresça com o Google para Mulheres Pretas se soma a outras edições que realizamos do Cresça com o Google em 2021. Desde março, realizamos edições voltadas a mulheres que querem empreender, àquelas que buscam desenvolver suas carreiras, retornar ao mercado de trabalho ou se iniciar no mercado de tecnologia”, disse Susana Ayarza, diretora de Marketing do Google Brasil.

Segundo a diretora, o Cresça com o Google é uma iniciativa global que oferece treinamento gratuito e fe... Leia mais

23

Nov

A Direção-Geral do Campus Natal – Cidade Alta do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) publicou, na última sexta-feira, 19 de novembro, o Edital nº 40/2021. O documento torna público o processo para seleção de artistas moradores da Região Metropolitana de Natal para receberem assessoria artística e produção musical.

Fruto da parceria entre o IFRN e a Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN), o projeto de Extensão ‘Som Potiguar’ tem o objetivo de ampliar a divulgação cultural potiguar, dando destaque a artistas do RN.

São seis vagas, pelas quais os músicos/grupos serão premiados com a prod... Leia mais

23

Nov

O documentário A Província Moderna (2019), com direção dos professores Raimundo Arrais (UFRN) e Artemilson Lima (IFRN), ganhou na última sexta-feira, 19, o prêmio de Melhor Filme do Júri Popular na cerimônia de premiação da sétima edição do Festival Internacional de Cinema de Arquivo (2021). Esse festival, denominado Arquivo em Cartaz, é um evento gratuito promovido anualmente desde 2015 pelo Arquivo Nacional (órgão público brasileiro responsável pela gestão e preservação de documentos de arquivo).

A edição deste ano, que aconteceu entres os dias 8 e 20 de novembro, teve como tema Arquitetura: cenário, imaginação e personagem do cinema e buscou explorar as possibilidades de interação entre cinema e arquitetura. A programaç... Leia mais

23

Nov

Nos meses de julho, agosto e setembro, as marcas tiveram um crescimento de 3,7% no número de fãs do Instagram, na comparação com os meses anteriores de 2021. O índice foi apresentado pela edição mais recente do relatório Mídias Sociais 360º (#MS360FAAP), elaborado trimestralmente pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) do Centro Universitário Faap e a Emplifi.

Essa edição do relatório apresenta um novo formato em relação às anteriores. Elaborado desde 2014, o estudo, agora, apresenta os resultados mensurados com base em perfis cadastrados na plataforma da Emplifi, de acordo com diferentes categorias. Antes, a pesquisa considerava apenas os 100 perfis com mais interações em cada um desses grupos. Segundo o coordenador do núcleo de inovação em mídia digital da Faap, professor, Eri... Leia mais

23

Nov

O WhatsApp trabalha para que seja possível acelerar mensagens de áudio encaminhadas, descobriu o site WABetaInfo nesta segunda-feira (22). Disponível para todos desde maio, a função de ouvir áudios em velocidades mais altas do que a gravação original atualmente não funciona para gravações encaminhadas para outros chats.

Assim que liberado, o recurso funcionará de forma bem semelhante a atual: assim que uma mensagem de áudio encaminhada é iniciada (seja enviada, seja recebida), basta selecionar o ícone de áudio para variar as velocidades entre 1x, 1,5x ou 2x.

Acelerar mensagens de áudio encaminhadas para outras conversas foi uma das ausências que só os usuários que usam as duas funcionalidades notaram, mas não deixa de ser importante. No Telegram, principal rival do WhatsApp, o suporte mais amplo já está... Leia mais

23

Nov

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, assim como o Enem 2020, tem uma série de medidas de segurança contra a covid-19. As provas começaram a ser aplicadas no último domingo (21) e quem apresentou algum sintoma poderá pedir a para participar da reaplicação do exame. O mesmo vale para quem apresentar sintomas da doença até o segundo dia de prova, no próximo domingo (28).

A reaplicação será nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, mesma data da aplicação do exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021 e para os participantes isentos da taxa de inscrição em 2020, que por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF)  tiveram nova oportunidade de inscrição no Enem.

A reaplicação deverá ser solicitada na Leia mais

23

Nov

De cada dez empresas em funcionamento no Rio Grande do Norte, pelo menos três têm mulheres como proprietárias do negócio. Um levantamento elaborado pelo Sebrae mostra que as mulheres lideram 32% das empresas potiguares, o que representa um universo de 115.709 empresas sob o comando feminino. Elas são responsáveis por 8,6 milhões de negócios no Brasil. As informações se referem ao terceiro trimestre do ano passado e foram processadas tendo como base os microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

O estudo do Sebrae apresenta dados que mostram que ainda há muitas barreiras a superar para a valorização do empreendedorismo feminino. No geral, as mulheres donas de negócio quando comparadas aos homens têm maior grau de escolaridade, são mais jovens, ganham men... Leia mais

23

Nov

Confira, no Minuto da Câmara, as principais novidades e iniciativas dos vereadores da Câmara Municipal de Natal:

Leia mais