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13 de Fevereiro de 2023

Marketing de geolocalização: como as marcas podem utilizar essa estratégia

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O marketing de geolocalização, que no início pode ser interpretado como uma tendência, já tem se tornando parte integrante do cenário digital atual das empresas.

Ao aproveitar os dados de localização, as marcas podem criar campanhas direcionadas que são adaptadas aos usuários em áreas específicas, além de impulsionar o envolvimento do cliente.

Além de possibilitar campanhas altamente segmentadas, a estratégia também auxilia na coleta de informações relevantes sobre os consumidores, como características pessoais e hábitos de consumo.

Com isso, é possível construir personas mais assertivas e, a partir delas, desenvolver conteúdos mais personalizados.

Entender o conceito e conhecer as ferramentas tecnológicas disponíveis é o primeiro passo para criar ações com a inteligência de geolocalização.

O que é marketing de geolocalização?

O marketing de geolocalização, também conhecido como geomarketing, é um método que usa a localização do público para otimizar e implementar campanhas de divulgação da marca.

A estratégia tem como objetivo alcançar o consumidor certo, no local e no momento ideal. Para isso, utiliza tecnologias relacionadas à inteligência sobre localização para obter dados relevantes.

O conceito de geolocalização em si não é algo novo. A princípio, essa ferramenta foi amplamente aplicada durante a Guerra Fria, auxiliando os países a monitorar a movimentação das tropas.

Com o passar dos anos e com o avanço da tecnologia, sua aplicação foi estendida para outras áreas, incluindo o marketing. A chegada das ações digitais fortaleceu seu uso no setor.

Como funciona o geomarketing?

Na prática, o marketing de geolocalização baseia-se em dados de localização para chegar ao público-alvo. Por isso, a metodologia funciona com o auxílio de soluções tecnológicas, como o GPS, por exemplo.

Com o crescimento digital, a técnica ganhou mais destaque, especialmente pela ampliação do serviço de geolocalização nos celulares.

Basta olhar para os dados da Statista para entender o potencial de alcance da estratégia: a nível mundial, 2,5 bilhões de pessoas têm um smartphone com GPS conectado à internet – quase um terço da população. 

Além disso, o marketing por localização faz uso de ferramentas de inteligência artificial e Big Data, que permitem coletar informações sobre a localização dos usuários.

Com esses dados, a empresa consegue saber onde o seu público está e quais são os comportamentos de consumo dessas pessoas. 

Como trabalhar com marketing de geolocalização nas empresas?

Os critérios para uma campanha de marketing baseada em geolocalização são amplos, assim como as ferramentas que auxiliam na implementação das estratégias. 

Com um uso cada vez mais frequente dos recursos de localização pelos consumidores, é importante entender como trabalhar essas ferramentas tecnológicas para desenvolver ações bem sucedidas.

Segundo o último relatório do Google sobre o assunto, as pesquisas em dispositivos móveis para os termos “onde comprar” e “perto de mim” cresceram 200% em um período de dois anos.

Existem muitas soluções para atender a essa demanda de busca dos usuários e otimizar a implementação da geolocalização na prática. Conheça as principais.

Check-in

O check-in é uma função de marcação da localização existente em redes sociais, que possibilita ao usuário divulgar onde ele está em um determinado momento.

Uma estratégia comum para incentivar o uso dessa ferramenta são as ofertas de acesso gratuito ao Wi-Fi do estabelecimento: para acessar, o cliente deve fazer um check-in no Facebook. 

Essa é uma ação espontânea de marketing de geolocalização, que permite à marca alcançar mais pessoas no círculo social do consumidor.

Geotargeting

O geotargeting é uma técnica que consiste na segmentação de públicos de acordo com seus dados de localização, utilizada pelas principais plataformas de mídia paga. Google Ads e Facebook Ads são exemplos de ferramentas que usam esse método. 

Nestes sistemas, ao configurar um anúncio, a marca pode escolher o público a partir de diversos critérios geográficos, como endereço de trabalho ou locais visitados recentemente, por exemplo.

Com o recurso de geotargeting, as empresas conseguem alcançar públicos específicos ou personalizar conteúdos conforme a localização do usuário.

Geofencing

O geofencing trabalha com informações mais detalhadas de localização, utilizando coordenadas precisas para executar ações programadas.

É possível usar esses dados para disparar notificações assim que o consumidor entra em uma área delimitada próxima ao estabelecimento. É o que acontece quando o Google indica as condições de trânsito de um local, por exemplo.

Os anúncios de mídia paga também podem ser configurados a partir dessa estratégia, aparecendo para os usuários que estão dentro da área indicada pela empresa. 

Geotagging

O geotagging também é uma ferramenta utilizada nas redes sociais, mas a marcação não é feita a partir de um check-in e sim diretamente nas publicações.

Esse tipo de recurso é muito comum no Instagram Stories e no feed do aplicativo, em que os usuários podem adicionar uma tag com a localização no post. 

Além de marcar uma cidade ou país, por exemplo, a pessoa também pode selecionar o nome do estabelecimento – desde que a marca tenha essa localização registrada.

Ao clicar na tag, outros usuários são direcionados para um mapa da região e podem verificar o endereço da empresa. 

Beacons

Beacon é um equipamento que permite enviar notificações para dispositivos próximos ao local em que está instalado. 

Para isso, os beacons utilizam a tecnologia BLE (Bluetooth Low Energy) para enviar sinais únicos a aparelhos como smartphones e tablets. Se a pessoa estiver com o bluetooth ligado e passar por um beacon, ela receberá notificações configuradas pela marca.

É possível utilizar o equipamento para diversas ações de marketing, como fornecer dados complementares sobre um determinado produto, enviar ações promocionais do estabelecimento ou até oferecer um cupom exclusivo.

Quais os benefícios de usar essa estratégia?

Criar campanhas de marketing por geolocalização é uma maneira de trabalhar o SEO local, de conhecer melhor o público-alvo da empresa e de conseguir direcionar as ações de comunicação com maior assertividade.

Diante dessas possibilidades, a técnica de marketing por localização pode ser uma ferramenta para complementar as campanhas da marca, capaz de proporcionar benefícios para empresas de diversos segmentos. 

Confira a seguir as principais vantagens que podem ser alcançadas por meio de uma estratégia de marketing de geolocalização bem aplicada.

Segmentação do público-alvo

Um dos benefícios da geolocalização é a possibilidade de segmentar o público-alvo de maneira detalhada. 

Com ferramentas de inteligência geográfica, é possível identificar pontos de interesse do consumidor, principais pontos de circulação e trabalhar com a localização exata do público em tempo real. 

Outro ponto positivo dessas ações é reunir dados para definir personas com mais assertividade. 

Alcance de novas audiências

Ao direcionar conteúdos com base na localização, a tendência é criar campanhas mais personalizadas e, consequentemente, ampliar a geração de leads.

Eliminando as barreiras físicas, também é possível alcançar novas audiências e chegar a pessoas que talvez nunca tenham ouvido falar da marca. 

Quando um usuário faz um check-in ou usa a geotagging para marcar um estabelecimento nas redes sociais, todo o círculo de seguidores dessa pessoa terão acesso a localização, mesmo aqueles que ainda não conhecem a empresa.

Isso amplia o alcance da marca de maneira orgânica, podendo trazer novos potenciais clientes interessados em saber mais sobre os produtos ou serviços vendidos.

Fidelização de clientes

Outra tendência relacionada aos conteúdos mais personalizados e a coleta de informações relevantes sobre o público, alcançados por meio da segmentação, é o aumento na fidelização de clientes. 

Conseguir dados sobre o público-alvo da empresa ajuda a entender o comportamento e as intenções do consumidor. A partir disso, as ações podem ser melhor direcionadas e o número de conversões tende a ser maior.

Essas estratégias de marketing de intenção também contribuem para o relacionamento entre marca e cliente, construindo uma base de confiança e conexão para que o consumidor torna-se fiel a empresa.

Redução de custos

A segmentação detalhada permitida pelo marketing de geolocalização ajuda as empresas a direcionarem melhor suas campanhas e, como consequência, reduzir custos com ações mal implementadas.

Quando uma marca desenvolve uma campanha sem conhecer o seu público, os riscos de obter um retorno negativo é mais alto, pois ela pode centralizar seus esforços em consumidores que não estão interessados naquele tipo de produto.

Por outro lado, com as informações corretas sobre o público-alvo e a possibilidade de segmentar seus anúncios, a empresa tende a aumentar seu potencial de conversão e vendas.

Aumento do ROI

Seguindo o raciocínio do item anterior, outro benefício que os anúncios geo-segmentados podem trazer para as empresas é o aumento do ROI (Retorno sobre Investimento).

Uma vez que uma campanha baseada em marketing de geolocalização tende a alcançar o público ideal para a empresa, ela também tende a apresentar melhores resultados e retornos mais altos.

Isso é um resultado da captação de leads qualificados, que têm maiores chances de realmente adquirir a solução vendida pela marca.

Fonte: Meio e Mensagem

Disponível em:https://www.meioemensagem.com.br/proxxima/marketing-de-geolocalizacao

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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