Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

08 de Agosto de 2022

Livro traz 5 dicas para jovens advogados valorizarem ‘soft skills’

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A inteligência emocional tornou-se um diferencial na contratação dos profissionais. Os jovens advogados não aprendem a valorizar as ‘soft skills’ e usar seus pontos fortes a favor e identificar seus pontos fracos.


O consultor empresarial, especializado em escritórios de advocacia, Sebastião Oliveira Campos Filho, lança livro que mostra os caminhos de gestão moderna e eficaz das firmas de direito.


“A maioria dos escritórios ainda contrata seus advogados principalmente pelos conhecimentos jurídicos que eles têm, ainda que, algum tempo depois, venham a demiti-los pela incapacidade de se relacionarem com pares, superiores ou subordinados”, explica o consultor.


No livro “Gestão Jurídica – perguntas e respostas que levarão seu escritório a um desempenho superior”, o consultor Sebastião Oliveira Campos Filho lista cinco dicas para aprimorar os relacionamentos interpessoais no escritório:


1. Selecione bem e minimize problemas no futuro, aplicando testes comportamentais;


2Capacite os líderes para criar um bom clima de trabalho. Escritórios em que sócios e coordenadores promovem um ambiente de maior participação e abertura, tendem a criar relações mais transparentes;


3. Estabeleça competências comportamentais realmente importantes para a firma, o que elas significam e como serão avaliadas. Por exemplo: um escritório que trabalha na área previdenciária, com pessoas idosas com dificuldade em compreender os entraves normais dos processos judiciais, uma competência-chave para os advogados que os atende pode ser “uma comunicação empática, simples e acolhedora”;


4. Invista no desenvolvimento das competências comportamentais. Esse processo pode contemplar diversas ferramentas, como coaching, treinamentos comportamentais, grupos de discussão realizados pelo escritório, processos estruturados de feedback como realizados na metodologia +QPerformance, entre outras;


5Premie o desenvolvimento das competências comportamentais. Fazendo uma analogia, é uma política de Estado (a firma), não de governo (gestor atual). Isso cria estímulos para que todos se desenvolvam. Uma espiral positiva se constrói.


No livro, o autor apresenta também como solucionar os maiores desafios dos escritórios de advocacia: prospecção de clientes, atração e retenção de talentos, geração efetiva de resultados financeiros, criação de uma marca forte, atualização quanto a temas como Diversidade e Inclusão e incorporação de inovações e tecnologias aos processos. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias