18 de Setembro de 2024
Instagram lança experiência mais restritiva para contas de adolescentes no app
[0] Comentários | Deixe seu comentário.O Instagram anunciou nesta terça-feira (17) a chegada das Contas de Adolescente, uma experiência personalizada no app para pessoas com menos de 16 anos de idade e com mais recursos de controle parental. O conjunto de ferramentas ajuda a diminuir a exposição para perfis desconhecidos no app, ajusta limites diários de uso e aplica restrições ao conteúdo mostrado pelos algoritmos.
A intenção da Meta é aplicar as novas configurações para todas as contas de adolescentes com até 16 anos na rede social — vale lembrar que a plataforma usa mecanismos de detecção de idade na hora de criar um novo usuário por lá. Além disso, todos os perfis que se encaixam na categoria precisam vincular as contas de pais, mães ou tutores para que os adultos aprovem qualquer mudança de ajuste sensível no perfil.
O que muda
O Instagram já tinha algumas regras para proteger menores de idade na rede, como manter contas de adolescentes como privadas por padrão e limitar a busca por conteúdos ofensivos, mas ampliou os esforços para diferentes áreas do app e inseriu mais configurações automáticas.
Além dos perfis trancados, a rede determina que os adolescentes só podem receber mensagens das contas que já seguem ou possuem alguma conexão prévia na rede. As interações também são limitadas: só é possível ser marcado ou mencionado por alguém que o jovem já segue, enquanto algumas palavras ofensivas relacionadas a bullying são filtradas na tela de comentários e das DMs.
Com relação às sugestões de conteúdo, o Instagram limita a exposição a sugestões de materiais sensíveis, como cenas de violência ou vídeos que promovem procedimentos estéticos, da aba Explorar e do feed do Reels.
Por fim, ainda existem alguns ajustes para limitar o tempo de uso no app, como notificações para fechar o app após 60 minutos por dia e o modo descanso ativado por padrão para silenciar alertas durante a hora de dormir.
Controle parental
As pessoas responsáveis pelo adolescente também ganham mais ferramentas de controle e vão precisar aprovar qualquer mudança nas configurações do perfil, como tornar uma conta pública. A central de supervisão permite descobrir com quem os jovens andam conversando nos últimos sete dias (porém sem mostrar o conteúdo das mensagens) e descobrir quais tópicos de interesse são mostrados pelo algoritmo.
Além disso, pais e mães podem determinar limites diários de uso ou até bloquear o acesso ao Instagram de forma remota. As novidades trazem mais ferramentas de controle para uma das redes sociais mais populares entre adolescentes, o que pode reduzir a exposição a conteúdos nocivos e a quantidade de tempo gasta na plataforma.
Só em 2025 no Brasil
A distribuição das novas ferramentas ocorre em etapas: nos primeiros 60 dias, o objetivo da Meta é levar as Contas de Adolescente para Austrália, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido. Até o final do ano, a previsão é de que o recurso chegue para os países da União Europeia.
Os demais países (e o Brasil pode ser incluso nessa lista), vão começar a receber os ajustes a partir de janeiro de 2025 e a Meta também confirma que pretende levar a experiência para outros produtos da empresa.
Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/apps/instagram-lanca-experiencia-mais-restritiva-para-contas-de-adolescentes-no-app/