As inscrições para o Festival de Cinema de Baía Formosa foram prorrogadas até o dia 25 de novembro. Os interessados podem escolher entre três categorias: Curtas de 1 Minuto, Mostra Potiguar e Pérolas do RN. As inscrições são gratuitas e o formulário está disponível no site www.fincbf.com

Para participar do Festival de Curtas de 1 Minuto, os realizadores devem produzir vídeos de até 60 segundos dentro do tema “Na Onda do Ouro”, ideia central do FINC 2021. O material pode ser gravado de qualquer tipo de equipamento audiovisual, inclusive celular, e os criadores não precisam ter experiência na área. O vencedor ganhará uma viagem com todas as despesas pagas para a Cracóvia, na Polônia, onde participará de uma programação voltada ao cinema e turismo. Na cidade europeia, o ganhador terá seu vídeo exibido no Festival de Cinema Off Camera, durante a mostra especial de cinema brasileiro.

Na categoria “Mostra Potiguar”, podem ser inscritos curtas produzidos no RN de até 15 minutos. O tema é livre e deve seguir as normas estabelecidas no regulamento do FINC. Já na categoria “Pérolas do RN”, as produções devem ter um minuto e mostrar as belezas naturais do estado. Serão premiados os três melhores vídeos, que em seu conteúdo registrem lugares, cidades ou paraísos do Rio Grande do Norte.

Considerado um dos mais importantes festivais do Nordeste, o FINC volta a ser realizado de forma presencial em 2021, nos dias 3 e 4 de dezembro. Com programação gratuita no Mirante de Baía Formosa, o Finc retorna a sua forma original, após um versão virtual em 2020. O público vai poder conferir a exibição de curtas-metragens produzidos no RN, em diversos estados do país e lugares de todo o mundo. Os protocolos de segurança serão observados para evitar a proliferação da covid-19.

Além do apoio da Setur RN e da Emprotur, o evento tem realização da GREMI Film, com patrocínio da Cabo Telecom por meio da Lei Câmara Cascudo; Governo do Estado, Fundação José Augusto e Dragmor Brasil. O festival conta também com apoio da Prefeitura Municipal de Baía Formosa, Projeto Eco Estrela, Associação dos Empresários de Baía Formosa, Sterbom, Marazul e Michelle Tour.

CORRIDA E CINEMA

Além da exibição de filmes e curtas, o festival também terá programação desportiva.  A 4ª Corrida Eco Estrela FINC vai contar com a presença de atletas profissionais e amadores na corrida de rua mais bonita do litoral potiguar, na tarde do dia 4 de dezembro. Para se inscrever, basta entrar em contato com Gilberto Lopes, organizador do evento, pelo telefone (84) 99164-4779.