O grupo de pesquisa GeoRisco, do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Desastres do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA/UFRN), em parceria com a Superintendência de Comunicação (Comunica/UFRN), divulga o vídeo O balanço da Samambaia, que conta a história dos terremotos ocorridos na cidade de João Câmara, em 1986. O vídeo está disponível no Canal UFRN, no YouTube.

A produção audiovisual traz diferentes descrições, impressões e relatos sobre as consequências dos abalos sísmicos que ocorreram no município de João Câmara, região potiguar do Mato Grande. O vídeo expõe as experiências de diferentes atores sociais (moradores, agentes públicos, pesquisadores) do município de João Câmara ao testemunhar ou ter experiências posteriores ao lidar com os abalos sísmicos gerados pela falha geológica da localidade camarense de Samambaia.

Com aproximadamente 14 minutos, o vídeo contou com a direção de Sandra Sousa, coordenadora de produção institucional da da Comunica; Wallacy Medeiros e Sandra Souza na captação de imagens; Gabriel Florentino, Jhonathan Souza e Manuela Torres na produção; Paulo Medeiros, Maria Costa e Mylla Acsa na edição; a colaboração de Dyego Rocha e a consultoria científica de Jhonathan Souza e do professor Lutiane Almeida, coordenador do GeoRisco.