20 de Junho de 2025
FIERN fortalece trabalho para estruturação de data center no Rio Grande do Norte
[0] Comentários | Deixe seu comentário.A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) vai fortalecer os trabalhos para a estruturação de data centers no estado. O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, recebeu, nesta quarta-feira (18), o presidente da Associação Brasileira de Data Center (ABDC), Renan Lima Alves, na Casa da Indústria.
No encontro, eles debateram caminhos e projetos para instalação de data centers no estado. Data centers são estruturas que armazenam máquinas de computação e de tecnologia da informação, como servidores, unidades de armazenamento de dados e equipamentos de rede.
Serquiz destaca que “a FIERN tem buscado um caminho para avançar na estruturação de data centers no Rio Grande do Norte”. “Temos uma política industrial em construção na qual podemos incluir os data centers como um dos itens a serem trabalhados”, explica.
“Em paralelo, vamos nortear todo um estudo para sermos assertivos, uma vez que o Rio Grande do Norte, inclusive, está atrasado nesse item, sobretudo quando a gente sabe do potencial de energia que temos aqui. Então nosso trabalho vai nessa linha de acelerar os estudos para fazermos uma proposição alinhada com as necessidades de uso local do nosso potencial”, completa Serquiz.
O presidente da Comissão Temática de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIERN (CORIMEX), Silvio Bezerra, ressalta que os data centers são uma oportunidade para o Rio Grande do Norte “aproveitar a energia renovável gerada no estado. Os data centers são boas alternativas para utilizar essa energia”, afirma.
Já o presidente da ABDC destaca que o objetivo da associação é aumentar o mercado em todo o Brasil. “Alguns pontos são fundamentais para fortalecer o mercado de data center no país, como a isenção tributária para ativos de TI que não possuam similar nacional, celeridade no processo de conexão à rede elétrica e estabelecimento de um ambiente regulatório favorável, com especial atenção à regulamentação de inteligência artificial”, aponta.
Também participaram da reunião a coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias, o CEO da Interjato Soluções, Erich Rodrigues, e o consultor do Sebrae-RN Carlos von Sohsten.