Na busca pela valorização e análise do cenário atual da literatura, novo evento da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs/UFRN) apresenta e problematiza as perspectivas dos escritores brasileiros sobre o panorama literário no Brasil ao longo das primeiras décadas do século XXI. Longe de ser um espaço focado na discussão de obras já consolidadas, a expectativa é estimular o conhecimento das motivações e dos desafios de escritores ativos e como seus trabalhos dialogam com a realidade. O encontro acontece remotamente dia 27 de junho.

A ideia do evento partiu de um projeto de pesquisa interinstitucional que deu origem ao livro Notícia da Atual Literatura Brasileira: entrevistas, publicado em dois volumes. O professor André Tessaro Pelinser, coordenador da iniciativa e um dos autores da obra, aponta a importância dessas produções na compreensão do trabalho literário nacional, dado que juntas elas somam 102 entrevistas responsáveis por captar o olhar de autores brasileiros residentes em diferentes regiões do Brasil. 

Face a isso, o professor Vitor Cei, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e responsável por ministrar a discussão do evento, vai aprofundar temáticas abordadas em relatos de alguns dos autores entrevistados e apresentar os conhecimentos alcançados a partir desses materiais. “Esse encontro vai trazer um tipo de visão e problematização que normalmente não é contemplada dentro das aulas do curso de Letras. Isso porque ele vai falar sobre as perspectivas trazidas pelos próprios escritores a partir das respostas dadas por eles às entrevistas literárias”, observa André Tessaro Pelinser. 

Para o professor, do ponto de vista do aprendizado discente, o evento pretende apresentar aos alunos novos intelectuais e escritores, além de  fomentar o acesso a obras literárias ainda despercebidas por eles, contribuindo para a valorização dos livros contemporâneos. Nas suas palavras, a proposta é evidenciar quem está produzindo literatura agora e quais são as questões que estão motivando esses escritores a pensarem no meio literário.  Para realizar a inscrição no evento, acessar esta página no Sigaa.