Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

10 de Maio de 2022

Especialização Técnica do RN em energia solar aborda, em palestra, como potencializar chances de emprego na área

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN – sediado no Rio Grande do Norte e referência do SENAI no Brasil em educação profissional para o setor de energia, a cadeia produtiva do hidrogênio e as indústrias do gás – lança oficialmente, nesta terça-feira (10), a primeira Especialização Técnica do estado em Sistemas Fotovoltaicos, os sistemas que geram energia solar.

A estreia ocorre com palestra ao vivo, no YouTube, sobre mercado, campo de atuação profissional e empregabilidade – ou seja, como potencializar chances de emprego na área.

Rafael Marques, engenheiro eletricista e especialista Técnico e Regulatório da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), principal entidade representativa do setor solar fotovoltaico no Brasil, é o palestrante convidado.

Em razão de disponibilidade de agenda, a pedido da ABSOLAR, o executivo substituirá o diretor Técnico e Regulatório da Associação, Carlos Dornelas, no evento.


A transmissão terá início às 19h30 no canal HIT – Hub de Inovação e Tecnologia, no YouTube, com perspectivas de atrair todas as pessoas interessadas em avançar profissionalmente nesse mercado.

Competências

“O setor de energia solar está numa velocidade gigantesca no Brasil, com muita atenção, muito desempenho nas instalações de geração distribuída, e, de uma vez por todas, iniciando a operação da geração centralizada de grandes parques”, diz o diretor do CTGAS-ER e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello, destacando “a necessidade de competências técnicas no mercado para que esses/as profissionais tenham o desempenho que o setor de energia exige”.

A especialização técnica em sistemas fotovoltaicos será a segunda do CTGAS-ER com foco no setor de energias renováveis. A primeira, lançada em 2014, é voltada à energia eólica e já formou mais de 3 mil profissionais de todas as regiões do Brasil.

“Dificilmente você vai a um parque de geração de energia eólica que não tenha um ex-aluno do nosso curso de especialização”, observa Mello. “Agora, estamos trabalhando fortemente para que essa realidade se repita no setor de energia solar, para que daqui a algum tempo tenhamos grandes profissionais distribuídos nos parques de geração centralizada e auxiliando nas atividades de geração distribuída”, acrescenta.

O Curso

O curso de Especialização em Sistemas Fotovoltaicos terá duração de um ano e será ofertado em formato semipresencial, com aulas teóricas na modalidade EAD – Educação à distância – e as práticas realizadas no CTGAS-ER, instalado no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, em Natal.

As inscrições para a primeira turma estão abertas até 31 de maio e podem ser feitas online, no site do Senai (Clique AQUI para acessar), ou presencialmente. O início das aulas é previsto para junho.

O programa foi construído de forma conjunta por equipes de instrutores/as de educação e tecnologias do CTGAS-ER, especializados na área, e de pesquisadores/as de energia solar do ISI-ER.

Os conteúdos que serão abordados vão desde introdução a sistemas fotovoltaicos e projetos fotovoltaicos para sistemas de geração distribuída, passando por segurança do trabalho, comissionamento, gestão – operacional da implementação de sistemas fotovoltaicos e técnica da Operação e da Manutenção – e viabilidade técnica e econômica.

O público-alvo são pessoas com graduação ou cursos técnicos em áreas correlatas. Estão sendo ofertadas, ao todo, 60 vagas.

Palestra

Na palestra com a ABSOLAR – cujo tema será “Visão geral do setor solar FV brasileiro” – questões como empregabilidade e em que pé anda o mercado estarão no centro da discussão.

“A ABSOLAR é a representante maior da indústria de energia solar no Brasil. É nela que estão congregadas todas as empresas de produção de energia solar no país, dos mais diversos tipos, tamanhos e objetos. Então ouvir nesse momento a opinião da Associação é estar interagindo com o atual mercado, sabendo que por ela irão passar as oportunidades de empregabilidade, de acesso a novas tecnologias, de geração de novos negócios”, diz Rodrigo Mello.

Rafael Marques, que representará a Associação na palestra, tem 20 anos de experiência no setor elétrico, desenvolvendo atividades relacionadas à gestão de energia, planejamento energético, comercialização, estudos de preços, tarifas, gerenciamento de contratos e de riscos, além de participação em leilões (geração e transmissão). Ele é eletricista formado pela PUC-Campinas, com especialização em Coordenação e Operação de Sistemas Eletroenergéticos – UNICAMP e MBA em Gestão de Negócios de Energia Elétrica – FGV.

Mais Informações: 84 3204-8114 / 3204-8118 (para ligações e mensagens de WhatsApp)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias