Essencial para qualquer campo da vida, a criatividade é a chave para solucionar um problema ou criar algo novo. Com uma mente criativa é possível encontrar formas de planejar a rotina ou até mesmo usar uma comunicação mais certeira no trabalho.

O que muitos não sabem é que não são somente algumas pessoas que nascem criativas, todas são. A criatividade é uma habilidade e todo mundo pode aprender a desenvolvê-la e aprimorá-la cada vez mais. Nesse contexto, o Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, reuniu as melhores sugestões e dicas práticas para aflorar seu espírito criativo no desenvolvimento e produção dos seus conteúdos na rede social. Confira:

1 - Aprenda coisas novas

Estar sempre aberto para novas experiências é um fator importante para expandir seus horizontes e apostar em soluções diferenciadas. Quanto mais você aprende uma determinada coisa, mais capaz você será de resolver problemas. Por isso, aprender a utilizar ferramentas de edição e técnicas de gravação, por exemplo, irão facilitar na construção do seu vídeo.

2 - Busque referências

Assistir a filmes, ler livros, ver televisão e, principalmente, acompanhar pessoas que produzem o mesmo conteúdo que o seu são ótimas fontes para que você possa se inspirar. Isso irá te ajudar a pensar em como pode se diferenciar do que já está sendo feito e criar um conteúdo exclusivo e original, além de ampliar o seu vocabulário.

3 - Anote suas ideias

Ter um bloquinho sempre com você é essencial para anotar possíveis ideias que surgem. Além disso, a prática de anotar também estimula você a expor e organizar ideias. Por isso, faça listas, coloque referências, conecte, descarte, combine. É assim que surge um vídeo novo.

4 - Crie uma rotina criativa

A criatividade é parte das capacidades mentais das pessoas, e essa habilidade precisa ser trabalhada. Desafie-se sempre, saia do óbvio, busque soluções fora do comum. Mas lembre-se: pessoas criativas precisam se planejar ou elas se perderão no mundo das ideias. O planejamento é uma ótima ferramenta de auxílio para alcançar metas e prazos, além de ajudar a ter disciplina.

5 - Não tenha medo de arriscar

Mostre suas criações e confie nas suas ideias, mesmo que elas não estejam perfeitas. Ao ver as reações, comentários e sugestões do público você poderá entender o que acertou e o que precisa ser melhorado. Uma postura ousada e corajosa irá fazer com que suas ideias sejam ainda mais interessantes ao reinventá-las.