16 de Julho de 2018
Casas construídas com impressoras 3D serão entregues em 2019 na Holanda
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Imagine você extrapolar os conceitos convencionais de casas e criar novas formas de habitação, conectadas com conceitos futuristas de design e sustentabilidade. Essa é a ideia de um novo vilarejo em Eindhoven, na Holanda, que começa a construir neste ano as primeiras unidades erguidas com peças de concreto impressas em 3D. As informações divulgadas no portal Tecmundo mostram como vão ficar as casas, depois de prontas.
De acordo com o site, o Project Milestone quer explorar as várias vantagens que o “concreto 3D” traz, como o uso exato da quantidade de cimento, a possibilidade de customização no desenho e das cores, a integração de circuitos embutidos na própria planta para favorecer sistemas sem fio de smart homes e a facilidade que as novas técnicas oferecem, pois a novidade é mais leve e demanda menos mão-de-obra que o concreto tradicional.
A matéria diz que a “impressora” é um grande braço robótico que molda o cimento enquanto sua consistência está leve, a partir do trabalho de um arquiteto. Em seguida, são sobrepostas camadas para aumentar sua resistência. O projeto terá inicialmente cinco casas, que serão construídas consecutivamente, para que tudo o que for aprendido com uma seja aplicada na seguinte.
Como cada planta será progressivamente mais complexa que a outra, espera-se que a quinta habitação tenha todos os materiais impressos, inclusive os tubos do encanamento. Tudo está sendo planejado para iniciar uma vizinhança futurística e botânica situada em Bosrijk, que já conta com um parque e um rio.
As casas serão alugadas no ano que vem e há pelo menos 20 famílias interessadas até agora. E aí, interessou? Toparia mudar para lá?
Com informações do Portal Tecmundo